Dicas de poker

6 dicas para manter o foco jogando poker

Home / Blog & News / 6 dicas para manter o foco jogando poker
September 18, 2020 7:01 pm | por DM Créditos

Todo mundo quer vencer no poker. Não é novidade pra ninguém que o foco é uma das peças determinantes para que um jogador seja lucrativo. Os estudos da parte técnica, a preparação mental e física são algumas das vertentes que ajudam a manter o foco jogando poker.

Neste artigo, vamos lhe dar alguns insights para que você mantenha-se concentrado e tenha sucesso em suas sessões.

Fora da mesa: desempenho mental para manter o foco

Sabemos que o poker vai muito mais além do que fazemos quando estamos sentados com as cartas e as fichas (ou o mouse) nas mãos. O esporte envolve muito estudo, análise de mãos, desenvolvimento de disciplina e paciência, entre outras coisas.

No aspecto mental e de performance, também não é diferente. Para manter, ou até aumentar o seu foco jogando poker, são necessários ajustes fora da mesa, quando você não estiver jogando, ou ainda até um certo tipo de “aquecimento” que melhore sua concentração. Confira:

Alimentação

Tratando-se de rotina de alta performance, é sempre bom frisar que a alimentação é muito responsável pelo desempenho mental. O corpo humano reage muito bem a alimentos orgânicos e naturais em vez de processados e junk food.

Uma dieta balanceada consegue deixar sua mente ativa por mais tempo e, a longo prazo, os ganhos são enormes, principalmente por aumentar seu foco jogando poker e reduzir a fadiga.

Além disso, se você vai jogar por horas, será preciso se alimentar. Se você joga torneios então, essa tarefa é ainda mais complicada, pois os breaks duram apenas cinco minutos. Portanto, a dica é deixar a alimentação planejada e pronta para comer. Separe algumas frutas, barras de cereais ou um sanduíche natural para não ter que se preocupar com isso nos breaks.

Se suas sessões são muito longas, é melhor já deixar uma refeição completa para no máximo esquentar no micro-ondas no intervalo e levar pra comer. Não dá para manter o foco jogando poker estando com fome, preocupado com o que vai comer ou tendo que sair no meio do torneio para buscar a comida que chegou pelo delivery. Organize-se!

Exercícios

Outra coisa que também é muito benéfica a longo prazo, é manter seu corpo ativo. Fazer exercícios aeróbicos, musculação, ioga ou uma leve caminhada com frequência ajuda muito a reduzir a fadiga mental.

Porém, caso você tenha dificuldades de incluir essas atividades em sua rotina, não se apavore: a maioria dos jogadores de poker sempre levou uma vida sedentária.

Foi apenas recentemente, com dicas de grandes profissionais, que os poker players começaram a enxergar o quanto isso pode impactar a lucratividade.

Já no caso de a sua rotina ser bem apertada, você pode simplesmente fazer uma preparação maior antes da sua sessão. Algumas flexões, abdominais, uma sessão de meditação guiada ou uma corrida leve 30 minutos antes de sentar para jogar já ajudará seu corpo a produzir endorfina.

Trata-se de uma substância que lhe trará bem-estar e reduzirá sua fadiga mental durante o grind, para que você possa ter mais foco jogando poker.

Faça um preparo mental

Essa, de longe, é a dica mais valiosa que podemos dar quando o assunto é manter o foco jogando poker: prepare seu psicológico! Como dissemos anteriormente, boa parte da lucratividade reside no que fazemos fora da mesa. Se você estuda, tem um coach ou faz review de suas mãos, você sabe quais são seus leaks, suas dificuldades psicológicas e seus objetivos com o poker. 

A nossa dica é que antes de você começar a sua sessão, você escreva em uma folha de papel os leaks que você quer corrigir naquela sessão e seus objetivos para ela.

Escreva também as dificuldades psicológicas que você tem, seja uma propensão a tiltar ou uma queda de rendimento após certo tempo de sessão, e ao lado escreva que na sessão de hoje você trabalhará para superá-las, para corrigir seus leaks, fazer um bom desempenho e atingir seus objetivos. Depois, leia em voz alta quantas vezes achar necessário.

Você pode até variar a técnica aqui e fazer do seu jeito, escrever algo mais específico para você, que o motive e o deixe em estado de flow. O importante é que você tire esse tempo para sua mente se aquecer e comece a se concentrar nas tarefas em que ela terá de trabalhar.

Além disso, esse trabalho já o deixará mais alerta e mais preparado, pois você começará o grind com seus objetivos bem definidos e com a cabeça no lugar, o que vai ajudá-lo, e muito, a manter o foco jogando poker.

Durante a sessão: como manter o foco jogando poker

Definitivamente, o setup que você escolhe para jogar poker tem muito efeito sobre sua concentração e seu desempenho durante a sessão. Por isso, alguns ajustes na maneira que você prepara o seu ambiente de trabalho podem trazer imensos benefícios à sua performance e melhorar muito o seu foco jogando poker. Confira:

Música ou silêncio

Esta talvez seja a parte mais subjetiva. Existem jogadores regulares que ouvem hip-hop no último volume para elevar a concentração, outros, como João Mathias Baumgarten, por exemplo, gostam de jogar ouvindo uma MPB leve, um jazz bem suave ou músicas instrumentais em volume moderado para que não atrapalhe o raciocínio e o foco jogando poker. Outros ainda preferem o puro e completo silêncio.

Todas as alternativas são válidas desde que realmente lhe ajudem. A nossa dica aqui é que você pense com cuidado e com antecedência o que vai ouvir (ou se vai ouvir) durante o grind.

Há algumas coisas que definitivamente não são recomendadas, como colocar aquela sua música favorita que você não consegue deixar de cantar o refrão e lhe distrai, jogar ouvindo rádio e ter que escutar o narrador dando notícias no intervalo, ou ainda ficar escolhendo e procurando música enquanto joga. Tudo isso pode distrair muito.

Portanto, prepare esse detalhe da sua sessão com carinho e antecedência. Lembre-se: o seu foco é jogar atento, concentrado, e para ser lucrativo. A trilha sonora não é para lhe entreter, pelo contrário. Escolha músicas que têm algum efeito positivo sobre você, com o único propósito de aumentar o seu foco jogando poker, ou então, escolha o silêncio.

Local do grind 

A maioria dos jogadores regulares “grinda” no próprio quarto. Alguns possuem escritório. Tanto faz, desde que não tenha muita movimentação e distrações à sua volta, ou até mesmo telefone tocando, campainha tocando, gente fazendo perguntas frequentemente ou algo que tire o seu foco jogando poker.

A tranquilidade ao seu redor é importante para que nada tire sua concentração. Além disso, o local deve ter boa iluminação e ser arejado. Ah, e nem pense em pegar o celular, deixe-o no silencioso!

Como já dissemos anteriormente, separe algumas comidinhas, muita água, ou até um cafezinho e já leve para o local onde você vai jogar. Deixe-o o mais confortável possível e sinta-se o mais cômodo possível. Se você joga em um laptop, deixe o carregador por perto.

Se costuma ter problemas de internet, contrate um segundo serviço ou ligue o roteador do seu smartphone. Pense nessas coisas com antecedência e nada será capaz de tirar seu foco jogando poker, o que lhe trará muitos dividendos.

Cadeira

Há quem diga que ter uma cadeira confortável é “frescura” e que grinda na cadeira da sala mesmo. O tempo dirá quem tem razão. No longo prazo, é bem comum jogadores reclamarem de dores nas costas. Portanto, pensar no seu conforto enquanto joga é até uma questão de saúde. 

Não precisa ser uma poltrona hi-tech de última geração e que faz massagem nas costas para mantê-lo ergonomicamente saudável e focado jogando poker. Porém, escolher uma cadeira em que você se sinta confortável após ficar horas sentado não é nada mais do que pensar em você, na sua saúde e em uma sessão sem dores nem distrações. 

Alguns jogadores profissionais estão aderindo ao modo de jogar de pé, dizendo que aumenta o foco jogando poker porque deixa o cérebro mais ativo. Mas nós não viemos para radicalizar, pelo contrário, conforto nunca fez mal a ninguém. Porém, se você quiser tentar, fique à vontade.

Em teoria, esses profissionais têm razão, estar de pé aumenta a circulação e, consequentemente, pode impulsionar a produtividade. Não importa se você vai jogar de pé, sentado ou deitado, o importante é analisar isso antes de sentar (ou não) para jogar.

E aí, gostou dessas dicas para manter o foco no poker? No blog da DM Créditos, nós sempre proporcionamos diversos conteúdos para ajudá-lo a melhorar seu jogo e depositar nas salas de poker!
Se você ficou empolgado para experimentar alguma dessas dicas mas precisa de créditos,
chame a gente no chat ou no WhatsApp para adquirir fichas online e poder lucrar e se divertir jogando!

💻 Facebook | DM Créditos

📲  Whatsapp: (31) 9 8472-3490