Dicas de poker

As regras do Texas Hold’em

Home / Blog & News / As regras do Texas Hold’em
September 14, 2020 11:59 pm | por DM Créditos

Houve uma época na vida de todos os jogadores de poker, inclusive os profissionais, em que eles não sabiam as regras do Texas Hold’em. Todos, sem exceção, tiveram que aprender e adquirir maestria sobre o regulamento do jogo e precisaram de um guia para aperfeiçoar sua maneira de jogar. Se você está nessa fase, não desanime, o começo não é nenhum bicho de sete cabeças e nós da DM Créditos iremos ensinar as regras do Texas Hold’em para você.

O objetivo

O objetivo principal de uma mão de Texas Hold’em é, obviamente, ganhar o pote. Isso pode ser feito através de um blefe (quando você não possui a melhor mão, mas aposta para espantar os seus adversários, que passam a vez), ou quando de fato você possui o melhor jogo e exibe sua mão ao final para vencer seu oponente.

Nas regras do Texas Hold’em, os jogos são compostos por uma combinação de cinco cartas. Ou seja, apesar de ao final de uma mão, você ter a sua disposição até sete cartas para serem usadas, apenas as cinco melhores constituirão o seu jogo final. Ou seja, as duas que não auxiliam a sua mão, ou são de menor valor, não são usadas.

Posteriormente, após lhe explicarmos a dinâmica do jogo, lhe passaremos a hierarquia das mãos de poker, explicando-lhe quais mãos são as mais fortes e, consequentemente, vencem as inferiores. Por ora, é apenas importante você saber que um jogo completamente formado em uma partida de Texas Hold’em é composto de cinco cartas.

As cartas

A maneira mais fácil de começarmos a falar sobre as regras do Texas Hold’em é ensinar-lhe sobre as cartas. Existem dois tipos de cartas que fazem o seu jogo no poker, as hole cards e as community cards. As community cards são as cartas que são expostas sobre a mesa e podem ser usadas comunitariamente por todos os jogadores para fazerem o seu jogo. Já as primeiras, as hole cards, são cartas exclusivamente suas e que apenas você as vê. São por essas que iremos começar.

As hole cards – ou “suas cartas”

De acordo com as regras do Texas Hold’em, cada jogador, ao início da mão, deverá receber do dealer apenas duas cartas. Essas são as suas hole cards.

Como já dissemos, as hole cards são as cartas que apenas você pode ver, aquelas que nos torneios da ESPN os jogadores dão apenas uma pequena espiada após receberem do dealer, conforme vemos abaixo:

Exemplo de hole cards

Igualmente à maioria dos jogos, essas cartas obedecem a uma ordem básica, tendo o Ás como uma carta que representa tanto a carta mais baixa quanto a carta mais alta.

Logo a ordem das cartas fica assim: A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.

Ou seja, nas regras do Texas Hold’em, o Ás é tanto a carta com “valor 1” quanto a carta com “valor 14”. Podendo, por exemplo, ser utilizada para formar uma sequência no formato A-2-3-4-5 ou no formato 10-J-Q-K-A.

As cartas que você receberá como hole cards também terão os respectivos naipes: Espadas ♠, Copas , Paus ♣ e Ouros . Esses naipes poderão ser usados para fazer um flush, conforme veremos mais para frente, porém, diferentemente do valor das cartas, esses naipes não possuem hierarquia entre si, ou seja, nenhum vale mais do que outro.

As community cards – ou “o bordo”

Muito bem, você já sabe que as suas duas cartas exclusivas são as suas hole cards, mas com certeza, você já deve ter visto que o dealer, em um jogo de poker, também vira até 5 cartas sobre a mesa, que são expostas e podem ser usadas por qualquer jogador. Essas são as community cards ou o que também nos referimos como “o bordo”.

As community cards são viradas em três etapas distintas durante o jogo de poker: o Flop, o Turn e o River. Porém, nós abordaremos isso com mais profundidade mais adiante. O importante para que você saiba, é que essas cartas ajudam a formar o seu jogo final no Texas Hold’em. Ou seja, você usará as community cards em conjunto com as suas hole cards para formar um jogo de até 5 cartas, assim como outros jogadores também o farão, a fim de obterem o melhor jogo possível.

Para ilustrarmos melhor, segue um exemplo das community cards viradas na mesa:

Exemplo de community cards

Estas foram as 5 community cards viradas pelo dealer ao longo da mão. Todos os jogadores da mesa podem usá-las para formar o melhor jogo de 5 cartas.

Supondo que você tivesse recebido as hole cards do exemplo que demos lá em cima, que foram A e A♣. Neste caso, você usaria suas hole cards para formar o maior jogo de 5 cartas, que seria:

A A♣ A♠ A 9♣

Ou seja, você fez uma quadra de ás, e a maior carta que acompanhou a sua carta foi o 9♣, que era uma community card. As outras community cards (3 e 4♣) não foram usadas, pois uma mão formada de Texas Hold’em é composta de apenas cinco cartas e essas duas, além de não serem necessárias para formar a sua mão, eram as mais baixas.

As posições

De acordo com as regras do Texas Hold’em, temos as seguintes posições:

  • O Small Blind (SB)
  • O Big Blind (BB)
  • Os Under The Gun (UTG)
  • As Middle Positions (MP)
  • O Cut-off (CO)
  • O Button (BTN)

As três posições mais importantes de se fixar, e que desempenham um certo “papel” na mesa, são a do Small Blind (SB), a do Big Blind (BB) e a do Button (BTN), pois esse último, em teoria, é o jogador que “dá as cartas”, ou seja, as cartas são distribuídas começando a partir da esquerda imediata dele e terminando nele próprio. 

Todas as outras posições são simplesmente nomenclaturas dadas para nos situarmos em relação à mesa. Isto tanto é verdade que, se houver apenas três jogadores na mesa, por exemplo, estas são as únicas posições que são usadas.

Já no caso de haver menos de três jogadores na mesa, ou seja, se a partida for entre dois oponentes, o que chamamos de heads-up, o Button é acoplado à posição do Small Blind. Dessa forma, o BTN e o SB serão o mesmo jogador.

Paralelamente, se houver mais de seis jogadores, são consideradas algumas posições com base no UTG e no MP. Ou seja:

  • Se houver sete jogadores na mesa, consideramos uma posição extra à esquerda do UTG, que será o UTG+1;
  • Se houver oito, consideramos uma posição extra à esquerda do UTG+1, que será o UTG+2;
  • Se houver nove, consideramos uma posição extra à esquerda do MP, nesse caso, o MP torna-se o MP1 e a posição adicionada, o MP2;
  • Se houver dez, consideramos uma posição extra à esquerda do MP2, o MP3;

Calma, não se assuste! Por ora, essas nomenclaturas são termos muito técnicos e você não precisa se ater a elas, muito menos memorizá-las!

É importante você notar, no entanto, que os blinds (SB e BB) desempenham um papel fundamental no poker, pois  fazem que os jogadores coloquem uma aposta obrigatória na mesa antes mesmo de receberem suas cartas, ou seja, é como se fosse uma “aposta cega”. Isso dá um dinamismo maior ao jogo.

No esquema abaixo, ilustrado conforme vemos nos sites de poker, colocamos a ordem de posições segundo as regras do Texas Hold’em.

Em uma mesa de 6 jogadores (short-handed):

.

Em uma mesa de 10 jogadores (full ring):

Os blinds

Como dissemos, os blinds são um mecanismo das regras do Texas Hold’em para que o jogo seja mais dinâmico, pois, se não houvessem blinds, todos na mesa poderiam simplesmente sentar e esperar a melhor combinação de hole cards possível (no caso o par de Ás, ou Pocket Aces), sem jamais perder suas fichas durante a espera. Por isso, os blinds são obrigatórios. 

Como também já foi dito, os blinds podem ser divididos em Small Blind (SB) e Big Blind (BB). O jogador no Big Blind (BB) paga, sem ver suas cartas e antes de começar a mão, um valor padrão, que é a aposta mínima da mesa. Já o Small Blind (SB) paga metade desse valor. Novamente, este valor é pago em fichas antes mesmo de o dealer distribuir as cartas.

As regras do Texas Hold’em também estabelecem que o Small Blind é o primeiro a receber suas cartas, pois, teoricamente, quem “dá as cartas” aos jogadores é o Button, que as distribui em ordem da esquerda para a direita, até dar as últimas cartas a si próprio.

Small Blind (SB)

Como dissemos, segundo as regras do Texas Hold’em, o Small Blind é o primeiro a receber suas cartas, e deve, antes de começar a mão, postar metade do valor da aposta mínima da mesa. Isso quer dizer que, se o jogo possui stakes de $10/$20, o Small Blind coloca $10 em fichas na mesa e o Big Blind coloca $20.

Big Blind (BB)

O Big Blind, por consequência, é o segundo a receber suas cartas e coloca a aposta mínima da mesa. No caso de ser uma mesa com stakes de $10/$20, ele coloca os $20 em fichas, como dito anteriormente. Todas as apostas posteriores terão que ter como base esse valor mínimo, ou seja, o aumento terá que ser no mínimo de 2x o Big Blind, o que no caso seriam $40 em fichas.

O Big Blind, em teoria, é o alvo da mesa, pois é quem já colocou as fichas em jogo, e geralmente, ele terá que defender a aposta cega que pôs na mesa (chamada de blind) dos ataques dos outros jogadores.

As early positions (UTG’s)

As early positions (posições precoces) são as posições do UTG. Antes de o dealer abrir o flop, eles são os primeiros a agir e isso geralmente requer que eles sejam mais seletivos nas mãos que escolher apostar, pois ainda há a mesa inteira para agir depois deles e eles não possuem muitas informações para saber a exata força das hole cards deles em relação às dos outros jogadores.

As middle positions (MP’s)

As middle positions (posições medianas) são as posições do meio da mesa. Os jogadores nessas posições já têm um pouco mais de informações para basear suas decisões, pois já viram as ações dos UTG’s. Porém, ainda há metade da mesa para agir após eles. Dessa forma, eles têm margem para jogar com um leque maior de hole cards, mas não podem ser muito flexíveis, pois ainda não possuem informações de boa parte dos jogadores que irão agir após eles.

As late positions (CO e BTN)

As posições do Cut-Off e do Button são chamadas de late positions (posições tardias). Elas possuem esse nome pois são, geralmente, as últimas a agir. Os jogadores nessas posições já viram as ações dos UTG’s e dos MP’s, e, portanto, já possuem mais informações para poderem se situar a respeito da força de suas mãos.

Dessa forma, os jogadores em late positions geralmente podem jogar um leque maior de mãos com uma seleção muito mais flexível de hole cards. Além de poderem jogar essas mãos pela força delas, eles também podem tentar “roubar” os blinds, aumentando com mãos de baixo valor apenas para coletar aquelas apostas que foram colocadas “às cegas” pelo Small Blind e pelo Big Blind.

As rodadas de apostas – ou as “streets”

Nas regras do Texas Hold’em, vemos que há quatro rodadas de apostas distintas, com base nas informações novas que vão acontecendo durante a mão. Essas apostas, chamadas também de “streets”, possuem características únicas e em cada uma delas você pode tomar as ações de:

  • largar a mão – ou “foldar”;
  • pedir mesa – ou “dar check” – ou ainda “checar”;
  • pagar uma aposta que já tiver sido feita – ou “dar call”;
  • apostar quando ninguém ainda apostou – ou “betar”;
  • aumentar uma aposta já feita por outro jogador – ou “dar raise”.

Nos jogos de ‘No Limit’ (Texas Hold’em Sem Limite) você ainda pode apostar tudo, ou “dar all-in”, que nada mais é do que uma aposta ou um raise de todas as fichas que você possui na mesa naquele momento, o que chamamos de stack.

O pré-flop

O pré-flop é a primeira rodada de apostas. Ele começa assim que a última hole card é distribuída. No pré-flop, as informações são baseadas, em grande parte, nas hole cards de cada jogador.

O pré-flop é uma street diferenciada no que tange às posições, pois é a rodada de apostas em que os blinds agem por último. Dessa forma, segundo as regras do Texas Hold’em, a ação começa no jogador imediatamente à esquerda do Big Blind.

Logo, após as cartas serem distribuídas, este jogador à esquerda do BB é chamado a tomar sua decisão e assim por diante, sempre seguindo o sentido horário. Novamente, nesta street, os blinds agem por último, sendo a ordem a seguinte:

  • UTG – e posteriormente UTG+1 e UTG+2, se houverem.
  • MP – e posteriormente MP2 e MP3, se houverem.
  • CO
  • BTN
  • SB
  • BB

A rodada do pré-flop, segundo as regras do Texas Hold’em, só é concluída quando todas as apostas estiverem casadas, quando segue-se para o Flop, ou, no caso de uma aposta não ser casada e ganhar a mão sem contestação.

O Flop

Você se lembra que dissemos que as community cards são viradas em três etapas distintas: o Flop, o Turn e o River? Isto significa que elas não são viradas as cinco de uma vez. Na primeira etapa, chamada de “Flop” o dealer vira três cartas abertas sobre a mesa, as quais são de uso comum aos jogadores.

Após o dealer virar as três cartas, ou o Flop, começa-se mais uma rodada de apostas. É importante deixar claro que, daqui por diante, de acordo com as regras do Texas Hold’em, as primeiras posições a agir serão os blinds, a começar pelo Small Blind. Ou seja, o Small Blind vai agir primeiro, o Big Blind em segundo, o UTG em terceiro e assim por diante. 

Nesta etapa, os jogadores já possuem mais informações. De fato, eles já possuem um jogo de cinco cartas pronto, usando as duas Hole Cards de sua mão e as três cartas do bordo. Com base nesse jogo pronto, os jogadores tomam suas decisões até a maior aposta ser casada e seguirmos para o Turn ou até a maior aposta não ser casada e ganhar a mão sem a necessidade de se abrir uma nova community card. O Flop ainda pode ser concluído no caso de todos jogadores pedirem mesa.

O Turn

O Turn é a quarta rodada de apostas e também é o nome dado à quarta carta a ser virada no bordo. Possui esse nome porque após o Flop e aquele esboço de jogo pronto ser formado, o Turn pode causar uma reviravolta e dar chance a mãos que estavam, a princípio, atrás, de melhorar e superar as anteriores.

Após a virada da quarta carta, ou do Turn, os jogadores começam a tomar as suas ações, começando pelo Small Blind, se este ainda estiver na mão, conforme dito anteriormente. O Turn se conclui quando a maior aposta tiver sido casada ou quando a maior aposta não for casada e vencer a mão sem a necessidade de uma nova rodada de apostas. O Turn também pode ser concluído se todos derem check.

O River

O River é a quinta e última rodada de apostas e também o nome da quinta e última community card virada. A carta do River define o seu jogo final, não tem como melhorar mais a partir daí. Com a carta do River virada, você já tem todas as informações a respeito da força absoluta da sua mão e terá que estimar apenas a força relativa dela em relação à de outros jogadores.

Para isso você pode usar uma ou duas (ou até nenhuma) de suas hole cards e combinar com as cartas do bordo para obter o melhor jogo possível. Isso, claro, apenas fazendo as colocações na sua cabeça, pois no River, a princípio, você ainda não virará suas cartas.

Após fazer toda essa estimativa, que geralmente jogadores regulares fazem em frações de segundo, começam-se as ações dessa rodada de apostas. Ao saber totalmente o valor de sua mão, fica mais fácil decidir se você vai blefar ou jogá-la por valor e é com isso em mente que as apostas tomam seu rumo.

Como dissemos, o River não necessariamente implica na exibição de hole cards, o que chamamos de showdown. O showdown só ocorre se a maior aposta for casada, se ninguém apostar e todos pedirem mesa ou se a maior aposta não for casada e vencer a mão sem necessidade de showdown.

O showdown

Como dissemos anteriormente, as regras do Texas Hold’em estabelecem que o showdown só ocorrerá se a maior aposta do River for paga ou se os jogadores derem check mutuamente. Após essa definição, os jogadores exibem as suas hole cards, ou “fazem showdown”, a fim de saber quem é que tem a mão de maior valor e, por consequência, é o vencedor das fichas em jogo. É simples assim.

É importante frisar que as regras do Texas Hold’em deixam bem claro que a ordem de ação no showdown segue as mesmas normas da rodada de apostas anterior, ou seja, quem mostra suas cartas primeiro é o Small Blind, se estiver na mão, ou o jogador mais próximo à esquerda dele.

O valor das mãos – segundo as regras do Texas Hold’em

Para decidir quem ganhará o pote, isto é, as fichas que estão em jogo após o showdown, é analisado o valor das mãos. Esses valores, segundo as regras do Texas Hold’em, possuem uma hierarquia, e é considerado o vencedor da mão aquele que tiver o jogo de maior valor.

Seguem abaixo os valores das mãos do Texas Hold’em, da menor para a maior:

Carta alta

Nenhum jogador conseguiu formar nem sequer um par, então, a força dos jogos é definida pela carta mais alta, ou seja, pelo valor individual de cada uma das cinco cartas componentes do jogo final dos jogadores.

Exemplo: A – K – 6 – 5 – 2 ganha de A – Q – 9 – 6 – 2, pois mesmo após o Ás, a carta mais alta do primeiro jogo é um Rei, enquanto do segundo é uma Dama.

Um par

É a formação de jogo mais simples no Texas Hold’em. Ocorre quando há duas cartas de mesmo valor no jogo final do jogador.

Exemplo: 7 – 7 – K – J – 6

Dois pares

É a formação de duas duplas de cartas de mesmo valor.

Exemplo: K – K – Q – Q – 8

Trinca

É quando o jogador possui três cartas de mesmo valor.

Exemplo: A – A – A – J – 3

Sequência

É quando as cinco cartas do jogo final formam uma sequência entre si.

Exemplo: 5 – 6 – 7 – 8 – 9

Flush

É quando o jogador possui cinco cartas do mesmo naipe em seu jogo final.

Exemplo: A – J – 10– 8 – 4

Full house

É quando o jogador possui uma trinca e um par em seu jogo final.

Exemplo: J – J – J – 9 – 9

Quadra

É quando o jogador possui quatro cartas de mesmo valor.

Exemplo: Q – Q – Q – Q – 10

Straight flush

É quando as cinco cartas do jogo final do jogador formam uma sequência de mesmo naipe.

Exemplo: 7♣ – 8♣ – 9♣ – 10♣ – J♣

Royal flush

É quando ocorre a formação da sequência de mesmo naipe mais alta possível.

Exemplo: 10 – J – Q – K– A

E aí, gostou da nossa explicação? Esperamos que tenha servido para você aprender as regras do Texas Hold’em e ter visto o quanto é fácil começar a jogar poker!

Lembre-se que no blog da DM Créditos, nós sempre damos diversas dicas de como aperfeiçoar no jogo e depositar nas principais salas de poker! Assim que você se sentir preparado, chame a gente no chat ou no WhatsApp para adquirir fichas online e poder lucrar e se divertir jogando!

💻 Facebook | DM Créditos
📲  Whatsapp: (31) 9 8472-3490