Como calcular as odds poker da maneira correta

Home » Blog » Como calcular as odds poker da maneira correta

BLOG

July 06, 2021 4:58 pm

Como calcular as odds poker da maneira correta

Entender as odds poker é um passo para avançar um pouco mais na prática do jogo. É um tema que precisa de uma explicação um pouco mais aprofundada sobre alguns aspectos do poker.

Para isso, antes de falarmos especificamente sobre as odds, temos de explicar primeiro o que é um draw, um out, como se estabelecem as probabilidades e também um pouco sobre as mãos iniciais do poker. Somente assim será possível que se entenda as odds poker de maneira completa para que sejam utilizadas em seu benefício dentro das partidas.

 O que é draw

Podendo ser traduzido como ‘queda’, esse termo representa o momento em que o jogador tem necessidade de uma única carta para que seu jogo fique completo. Isso quer dizer que você depende das cartas da mesa, também chamadas de cartas comunitárias, para ter uma boa mão.

Dando como exemplo um jogador que possui duas cartas de espadas e necessita que mais duas cartas desse naipe sejam viradas na mesa para que um flush draw seja feito, obtendo assim uma mão mais forte e portanto uma maior chance de ganhar a rodada. 

Nesse sentido, saber se você deve arriscar e continuar apostando acreditando que essas duas cartas serão abertas na mesa não é simplesmente questão de sorte, se você for um bom jogador e souber calcular as probabilidades dessa situação realmente ocorrer terá uma chance muito mais alta de acertar na decisão de desistir ou de apostar, tendo assim, sempre melhores resultados.

Entretanto, mesmo sabendo sobre probabilidades, tomar qualquer decisão em cima de um draw nunca é fácil. Isso porque outros fatores que não a racionalidade do cálculo acabam interferindo nessa escolha, como por exemplo o aspecto psicológico.

Nesse sentido, pela pressão da aposta que está em jogo, pela frustração de ter que largar uma mão com bom potencial ou a adrenalina presente na crença de que a carta virá por sorte e fé podem ser motivos para que você acabe tomando a decisão errada no momento da partida.

Tipos de Draw

É por esse motivo que muitos textos que falam sobre como jogar bem poker te informam que você deve ter um bom controle da emoção. O cálculo da probabilidade te dará a resposta certa de qual jogada será a melhor, porém, sem esse controle, você não conseguirá utilizar da racionalidade para crescer no jogo.

Sendo assim, te apresentaremos algumas maneiras de analisar as possibilidades de draws para que você tenha uma noção melhor de qual caminho seguir para acertar um out.

Flush draw

Momento em que o jogador possui um conjunto de quatro cartas, entre as cartas da mão e da mesa, que sejam de naipes iguais.

Open-ended straight draw (duas pontas)

Situação na qual o jogador possui uma sequência de quatro formada entre as cartas da mão e da mesa e depende de uma carta que ocupe uma das pontas dessa sequência. Um bom exemplo disso é quando se tem na mão um 8-9 e na mesa um 10-J , sendo que para completar seria necessário um 7 ou uma Q. 

Gutshot (broca)

Momento em que o jogador pretende completar uma sequência mas necessita da carta que completa o meio desse conjunto. Como exemplo temos 6-7 na mão, enquanto na mesa estão o 9-10, dessa forma é preciso que um 8 seja virado para que a sequência seja completa.

Backdoor draw

Situação em que, para formar a mão ideal é preciso que duas cartas sejam viradas na mesa, não dependendo da sua posição na combinação. Por exemplo, ter na mesa uma carta de paus e na mão duas desse mesmo naipe faz com que você dependa que mais duas cartas de paus estejam no flop.

Tendo a noção de qual carta você necessita dentro da combinação que almeja fazer, fica muito mais fácil de calcular a probabilidade de que a carta deseja esteja para ser virada na mesa. É por esse motivo que entender mais sobre o draw é tão importante.

Outs 

Partindo para a próxima definição da qual já fizemos referência no tópico passado, os outs são as cartas que completam os draws. Isso quer dizer que assim que definir qual é o seu draw você saberá qual é o out que precisará para completar a sua melhor mão possível na rodada.

Para saber qual decisão tomar, se é a de desistir ou seguir apostando no poker é saber quantos outs você possui, ou seja, quantas cartas podem te ajudar a completar sua mão e assim definir qual a probabilidade de que um desses outs esteja para ser virado na mesa. Para saber o número de outs é preciso ter uma atenção maior.

Para fazer isso você deve ter primeiramente a noção geral do baralho, quantas cartas ele possui, quais são elas, quantos naipes e também quais cartas você já conhece, que são as da sua mão e as da mesa. Com isso, você terá o número de cartas que ainda estão disponíveis, e quantas delas podem te servir como outs.

Lembre-se sempre de que você não é o único jogando e montando estratégias e que é preciso levar os adversários em consideração no momento de calcular os outs.

Nesse momento é preciso saber quais são os outs que você deve descontar daqueles que dariam melhores mãos aos seus oponentes e daqueles que podem se repetir, entre outras situações.

Dessa forma fica claro que o out é uma maneira de estimar suas probabilidades para tentar evitar uma decisão errada, mas é preciso adquirir uma boa experiência para que essa prática se torne mais fácil e assertiva.

Probabilidades

A probabilidade é o cálculo que te informará quais são as chances reais que você terá de completar sua mão da maneira ideal pensando na disponibilidade de cartas do baralho. Existem algumas maneiras de calcular que são mais utilizadas pelos jogadores em geral.

Apresentaremos a seguir alguns desses cálculos que te poderão ajudar a entender quais as probabilidades de você alcançar uma das cartas que seja seu out e assim ter bons resultados no poker.

Cálculo da probabilidade de um out surgir entre um flop e um turn ou entre um turn e um river – Número de outs X 2

Cálculo da probabilidade de um out surgir entre flop e river – Número de outs X 4 

Esses dois cálculos são os mais usados e costumam ser chamados de ‘cálculos de 2 e 4’.

Pot odds poker

A última definição a ser feita é de pots odds poker, as odds poker são as probabilidades de certas cartas aparecerem. Os pots odds são cálculos feitos para definir se vale mais a pena correr ou apostar, definido os riscos para cada situação de aposta.

Para fazer esse tipo de cálculo é necessário que você divida a quantia da aposta que você precisaria fazer para pagar o valor apostado do adversário pelo valor total estimado do pote, chegando ao resultado que te fará entender qual probabilidade é a maior, a de perder ou a de ganhar a aposta e assim qual a melhor decisão a de correr ou a de apostar. 

Um fator que você deve ter em mente é que se as pot odds forem maiores que as suas odds da mão incompleta (draw) há a maior chance de você ganhar a longo prazo, caso elas sejam menores você provavelmente irá perder.

Como utilizar as odds poker de forma prática

Tendo como exemplo uma partida em que você tenha um flush draw entre o flop e o turn. Pelo cálculos você tem disponíveis um total de 9 outs. Para descobrir a probabilidade de se alcançar um desses outs e conseguir uma das combinações ideais você terá que dividir esse número de outs pela quantidade de cartas desconhecidas no momento do turn.

Nesse momento você tem conhecimento de 5 cartas, duas que estão em sua mão e três que já estão abertas na mesa. Sendo assim existem 47 possibilidades de cartas para aparecerem no virada do turn. 

Levando tudo isso em consideração a probabilidade de se acertar um dos outs no turn é resultado da divisão de 9 por 47 (9/47), que é de 0,19 ou 19% que é igual a 4 para 1. Isso quer dizer que a probabilidade de você acertar é de 1 em 5, ou seja, a cada 5 tentativas uma será assertiva. 

Tendo calculado essa probabilidade, você deve calcular o pot odd. Para isso vamos imaginar que nessa mesma partida seu adversário fez uma aposta de 500 em cima de um pote que já era de 1300.

O cálculo que você deverá fazer é de 500/1800, sendo esse último valor de 1800 o valor total do pote em conjunto com a última aposta do adversário (1300+500). O resultado dessa divisão é de aproximadamente 0,27 ou 27%. 

Tendo feito isso você verificará que a porcentagem do pot odd é maior do que a probabilidade de você alcançar um out para ganhar a aposta. Com isso, a melhor decisão seria a de dar o fold, que seria correr da mão. 

Caso esses cálculos tivessem dado ao contrário, a probabilidade de sair um out fosse maior do que o pot odd, sua melhor atitude seria a de cobrir a aposta de seu adversário.

Conclusão

No início pode ser que esses cálculos e pensamentos sejam mais complicados, mas assim como tudo no poker, ao longo do tempo, ganhando experiência tudo isso acaba sendo bem automático e simples. 

Foi possível perceber que esse tipo de aprofundamento no poker, como as odds poker, podem ser ferramentas muito úteis para ajudar a ter resultados mais exatos e promissores nas partidas.

Entretanto, não se esqueça que não é somente as odds poker e as probabilidades que devem ser levadas em consideração na hora de se tomar as decisões. É preciso observar outros fatores como estilo de jogo dos adversários, o tamanho da sua banca e do seu stack e muitos outros. 

Sendo assim, para que você tenha acesso a essa e outras estratégias e informações sobre poker esteja sempre ligado ao nosso blog, se mantendo atualizado de tudo que acontece no cenário do poker mundial você também garante um crescimento contínuo em sua carreira como jogador de poker, seja ela profissional ou não.