Dicas de poker

Como estudar poker? 7 jeitos de evoluir seu jogo

Home / Blog & News / Como estudar poker? 7 jeitos de evoluir seu jogo
July 30, 2020 1:41 pm | por DM Créditos

O poker é um jogo complexo, de várias camadas diferentes e cheio de aspectos que não podem ser ignorados. Muitos players acreditam que, se volumarem bastante, vão chegar lá.Claro que jogar é essencial, mas não é a única coisa que você precisa para ser um bom jogador. Sem estudar poker, uma hora você vai estagnar. Para lucrar, você precisa entender bem as bases de jogo, saber identificar seus erros e o que mudar.

Como estudar poker?

Se você souber estudar poker e manter uma rotina de estudo, já vai ficar na frente de muita gente que está começando. Veja aqui algumas dicas de como estudar poker para jogar o fino nas mesas!

1. Fazer revisão de mãos

Uma das formas mais simples de estudar poker e evoluir seu game é fazer uma análise de um jogo seu. Pode ser sozinho, com amigos do poker, ou com um coach. Nas reviews, você vai conseguir visualizar seus erros e descobrir o que precisa melhorar.

Uma boa dica é criar o costume de separar as mãos que chamaram sua atenção durante a session no poker tracker, HM ou mesmo bloco de notas. Depois, você acessa todas elas por lá e já pode começar o review.

2. Assistir a profissionais

Uma das formas mais divertidas e efetivas de evoluir em estratégia é assistir aos profissionais no pano. Pode ser em lives, streamings, gameplays, videoaulas. Sempre aproveite a oportunidade de ver um profissional jogar e ouvir como ele pensa e entende o jogo.

3. Contratar um coach ou entrar para um time

Os times de poker e os coaches vão dar aquele up no seu grind. Eles fornecem aulas com regularidade, passam os conceitos mais profundos do jogo, explicam a importância de cada fator na hora do grind, analisam o seu game, seus números, e podem acompanhar retas com você. É um salto e tanto para estudar poker!

4. Acessar conteúdo gratuito na internet

Tem muito conteúdo técnico sobre poker de graça por aí. Dá pra acompanhar blogs, nacionais e internacionais, canais do YouTube, fóruns de poker, fanpages, podcasts. Os times de poker também costumam liberar, de vez em quando, aulas grátis na internet por tempo determinado. Fique ligado e acompanhe!

5. Encontrar parceiros de jogo

Uma ótima maneira de estudar poker e evoluir é através da discussão com outros players, seja sobre assuntos técnicos, seja sobre as dificuldades do grind, variância, fases ruins.Procure frequentar ambientes online que tenham outros jogadores com os mesmos objetivos que você. Times de poker costumam oferecer uma boa estrutura para grupos de estudo e conversas sobre o jogo.

Fóruns, grupos e chats de poker são ótimos para discutir mãos e dar um gás na motivação.Você também pode criar um grupo para estudar poker com regularidade definida. Reúna quem você sabe que joga e é interessado e monte um grupo de estudos. Combine online, duas vezes por semana, duas horas cada vez, para debater mãos, revisar torneios, discutir estratégias.

É sempre muito enriquecedor entrar em contato com outras formas de jogar e ouvir sobre o seu jogo. Se você conhece ao vivo alguém que também está no grind, tente jogar algumas vezes juntos, ou fazer reviews ao vivo. A discussão do jogo lado a lado geralmente é bastante produtiva.

6. Usar bem o SharkScope

O SharkScope é uma excelente fonte de dados, tanto sobre o seu jogo quanto sobre o jogo dos adversários. Por lá, você pode analisar seus números e perceber em quais jogos, fields e momentos do jogo é melhor ou pior. Explore os vários filtros disponíveis e você vai descobrir informações muito importantes sobre seu game.

Uma dica para começar é filtrar seus resultados por faixas de buy-in e analisar bem o que aparece. Pode ser surpreendente, mas um gráfico negativo no geral pode estar bastante positivo em várias faixas de buy-in.

Um player tem um gráfico de 200 down no total, por exemplo. Filtrando os torneios até 1.10, ele descobre que está 100 up. Entre 1.10 e 3.30, vê que está 300 down. Portanto, ele queima nesses torneios tudo o que ganha nos 1.10. Talvez seja hora de ajustar a grade, focar nos torneios mais baratos e estudar o field até solidificar o game.

7. Entender os ranges básicos

Se você está começando no mundo do poker, o melhor a fazer é entender e seguir o básico do jogo. Muita gente calcula, testa e aplica fórmulas para encontrar as melhores probabilidades de vencer em diversos tipos de situações. Muitas vezes, você pode ficar perdido na hora de jogar com uma mão ou outra. Para ajudar nisso, existem as famosas tabelas de ranges. Encontre uma tabela de ranges consolidada, entenda o que está ali e tente não inventar muita moda. 

Para lucrar é importante saber, em primeiro lugar, jogar bem o básico. Aplique as jogadas que já são consolidadas para construir uma boa base de resultados.


O cenário do poker está cada vez mais competitivo. O número de recreativos que estudam poker, players profissionais e times cresce a todo momento. Para ganhar, você precisa jogar melhor que os seus adversários. Bora estudar e evoluir seu game!