Dicas de poker

Como melhorar no poker

Home / Blog & News / Como melhorar no poker
July 30, 2020 1:42 pm | por DM Créditos

Em 1978, a lenda do poker, Doyle Brunson, escreveu o seu famoso livro “Super System” uma das primeiras obras a respeito de estratégias para jogos de poker, onde um profissional compartilhava com os leitores, em sua maioria jogadores amadores, a forma de jogar de um dos jogadores mais vencedores da época. Isso foi algo revolucionário para a época, agora pessoas comuns poderiam ter em mãos a obra na qual um dos jogadores profissionais mais respeitados expunha sua forma de jogar. Sem dúvidas, o poker não foi mais o mesmo depois do sucesso de “Super/System”.

De 1978 até os dias de hoje, muita coisa mudou, e a informação, antes de difícil acesso, agora está muito mais acessível, o poker tornou-se um jogo extremamente dinâmico. O jogador que se acomoda com o seu jogo acaba sendo engolido pelos outros. A estratégia que ontem era vencedora, hoje pode estar obsoleto.

É aí que surge a necessidade sempre melhor no poker, evoluindo e evitando a estagnação a qualquer custo. Nesse aspecto, a facilidade de acesso à informação tem se tornado uma das maiores aliadas do jogador. Hoje são várias as formas de melhorar no poker, algumas das quais serão melhor detalhadas em seguida, cabe ao jogador avaliar a qual forma ele se adapta melhor.

1- Contratar um coach

Treinar com um coach pode ser uma das formas mais eficazes de evoluir o seu jogo. Ter um jogador qualificado lhe orientando de acordo com as necessidades que você demonstrar é algo que levará o seu jogo para outro nível. No entanto essa é uma opção cara para muitos que querem melhorar, mas ainda não tem dinheiro suficiente para fazer esse investimento, não é difícil encontrar coaches que cobram $150/aula.

Nessa situação, uma boa solução pode ser participar de uma seleção de um time de poker, os times de poker costumam dispor de ótimos profissionais trabalhando como coaches visando à evolução dos alunos participantes e a maioria dos times costuma oferecer todo esse suporte sem que o aluno tenha que pagar para participar, time e aluno fazem um acordo no qual cada um fica com uma parte do ganhos conquistados pelo aluno durante o período em que jogar pelo time.

Nós indicamos o Time da Forra.

2- Assistir a vídeos sobre poker

Uma das formas mais usadas por jogadores para melhorar o jogo é assistir algum jogador profissional jogando, o ideal é procurar vídeos em que se aborde sobre o tipo de jogo e o limite no qual você joga, pois existem jogadas que funcionam muitos bem em certos jogos, mas em outros podem te colocar em maus lençóis.Se você joga micro-stakes, busque vídeos de jogadores mais experientes jogando nesses níveis.

Esses vídeos serão de grande utilidade, pois você poderá ver um jogador que já bateu aquele limite podendo mostrar a maneira como joga as situações que ocorrem nas mesas. Muitas escolas de poker dispõem de vídeos nos quais profissionais jogam e podem repassar seus conhecimentos através de live sessions, sessions reviews e vídeos teóricos, abordando todos os tipos de jogos, algumas dessas escolas são pagas, como Deuces Cracked, CardRunners e Sensei Poker, mas também há muitos vídeos de qualidade que também são disponibilizados por jogadores no YouTube.

3- Fazer review de suas sessões

É fundamental que você tire um pouco do seu tempo para que reveja as suas jogadas, fazer review é uma das formas mais fáceis de aprender através dos seus próprios erros.É inútil que você só se preocupe em colocar um volume insano no seu jogo se você não dedica seu tempo para ter essa autoavaliação detectando suas fraquezas e buscando meios de melhorar. Existem vários softwares que podem auxiliar suas revisões (Poker Tracker, Holdem Manager, Universal Replayer, ICMIZER, etc.) nos quais você pode marcar mãos para serem avaliadas e calcular o ev das suas jogadas, entre outros recursos.

4- Ler livros sobre poker

Essa é a mais clássica forma de estudo. Durante muito tempo, a única forma de buscar evolução nos jogos era lendo os livros que foram sendo publicados por profissionais ao longo dos anos, alguns dos quais são leituras obrigatórias para qualquer jogador que leve o poker a sério.
Livros como “Super System”; “Harrington on Hold’em”; “ The Theory of Poker” são fundamentais para entender o poker de uma forma geral e observar toda a evolução do jogo ao longo dos anos.