Estratégia poker: Descubra quais são e como usá-las

Home » Blog » Estratégias no poker, quais são e como usar elas?

BLOG

July 01, 2021 3:01 pm

Estratégias no poker, quais são e como usar elas?

O poker, para muitos, é considerado um jogo extremamente estratégico e analítico. Uma partida de poker vai muito além de montar uma boa mão e ganhar as fichas dos seus oponentes. Existe muita leitura de jogo, análise estatística, visão de mesa, blefes e tantas outras estratégias.

Para conhecer melhor, separamos uma lista, com as melhores estratégias para aprender. Todas englobam o jogo como um todo, partindo desde as mais básicas até aqueles que utilizam de ferramentas. Não deixe de conferir e aprender um pouco mais sobre esse universo gigante, que é o poker!

Jogando com e sem estratégia

Quando iniciamos no poker, é bem comum jogarmos sem montar nenhum plano. Apenas seguimos o fluxo do jogo e tentamos montar uma combinação legal.

Muitas vezes pode dar certo e com isso, começamos a querer aprender mais sobre o jogo. Todo o processo de aprendizado passa por algumas fases, que é chamada de curva de aprendizagem.

A curva de aprendizagem é um estudo que mostra os efeitos de adquirir um novo conhecimento e colocá-los em prática. Quando começamos a aprender algo novo e colocamos em prática, é bem comum que erramos e a nossa performance seja pior. Você pode ver abaixo um gráfico que demonstra muito bem isso.

Portanto, o que queremos dizer com isso? Basicamente que, aprender algo novo, não trará resultados instantaneamente, porque precisa de tempo até aperfeiçoar.

Então, ao aplicar alguma das estratégias ditas aqui ou até alguma outra aprendida em outro local, saiba que derrotas podem acontecer por conta dela.

Outro fator é a relação entre diversão e profissionalismo, que muitas vezes é alvo de muitas discussões. Algumas pessoas associam que, ao profissionalizar algo, a diversão se perde.

Portanto, muitos jogadores profissionais dizem o contrário, pois ao profissionalizar, o seu nível se eleva e a diversão começa a ser outra. 

Se a sua vontade é profissionalizar e começar a jogar partidas mais elevadas, é essencial aprender certas técnicas ou estratégias no poker.

Elas vão desde dicas de cálculos, modos de oprimir uma mesa, se defender, analisar mãos e entre tantas outras. Por isso, não perca o que vamos lhe mostrar!

Probabilidade das combinações do poker

Toda combinação de mãos possui uma determinada chance para sair. Essa chance é chamada de probabilidade, um princípio da matemática, que busca trazer, em porcentagem, essas chances.

Num baralho comum, existem 52 cartas, ou seja, para conseguir uma determinada carta, exatamente, a probabilidade é de 1 para 52 ou 1,92%.

Tendo isso em mente, dá para compreender o que estamos tentando passar por aqui. Saber as chances de vir determinada combinação de cartas, com aquilo que você tem em mãos, é a base para qualquer estratégia no poker.

É bem claro entender que, quanto melhor a combinação, menores são as chances, essa é a base do poker.

Portanto, o que difere o conhecimento básico para o avançado é o cálculo feito no decorrer do jogo. Assim que é feito o flop, as probabilidades mudam drasticamente, pois temos que ter em consideração a nossa mão e o que foi mostrado. Além do que, existe a mão de todas as pessoas da mesa, até mesmo aquelas que deram fold.

Claro que, não existe um cálculo correto, mas sabendo isso e jogando com uma visão mais estratégica, é possível chegar ao Ranger das Mãos (nosso próximo tópico). Uma mão que possui a chance baixa de ter uma combinação média, muitas vezes, é uma péssima mão. Por exemplo:

Se você está jogando com uma mão naipada e no flop vira apenas uma carta do seu naipe, as chances de você ganhar são extremamente baixas. Então, a mão que poderia ser boa, acaba se tornando extremamente perigosa e pode deixá-lo sem fichas.

Por isso que os jogadores utilizam da probabilidade, uma forma de montar um range de mãos. Portanto, caso você deseja apenas conhecer o básico para aplicar, comece treinando o mais básico.

Analise bem a sua mão e tenha na consciência as suas chances de vitória. Depois, comece a estudar a mesa ao todo, para que depois, consiga observar as ações de seus adversários e entender as suas possíveis mãos. 

Range das mãos

O range é uma tabela que põem em cheque as mãos obtidas pelo jogador e a chance de jogar com ela. Essa tabela fornece uma forma mais nítida de se ver uma mão, no quesito de como jogar com ela.

Cada jogador possui o seu range, que varia de acordo com diversos fatores, como posição na mesa, tamanho do pote, situação dentro do jogo, estilo de jogo e entre tantos outros.

Dentro dessa tabela, existem mãos que ditam modos de jogar. Por exemplo, se é uma boa mão para dar All In, uma mão para dar fold, apostar, pagar aposta e entre outras situações.

Como dizemos anteriormente, o range é montado de acordo com cada jogador, que, após muita análise, percebe as melhores formas dele jogar e como cada uma encaixa ao seu estilo.

Para você, que está iniciando, existe uma tabela mais básica, que você poderá ver abaixo. Essa tabela mostra, num formato de flecha, as combinações e como elas são melhores do que outras.

Por exemplo, ao se pegar um A e 2, naipado ou não, o estilo de jogar muda drasticamente. Ela serve como um excelente exemplo de como começar a jogar.

Pois, ao perceber que uma determinada mão é boa ou ruim, você pode jogar de forma defensiva ou agressiva, além de conseguir ler o seu oponente. Após jogar com um determinado oponente diversas vezes, um jogador consegue perceber, aos poucos, o seu range e jogar em cima deles.

Claro que, para chegar a esse ponto é necessário muitas partidas e muita análise prévia. Também é raro enfrentar o mesmo oponente em partidas de poker online, por isso que essa é uma técnica voltada para os jogadores profissionais de grandes campeonatos.

Ferramentas do poker

Chegando num âmbito um pouco mais profissional e inteiramente dentro do poker online, começamos a falar sobre as ferramentas do poker. Existem diversas ferramentas que ajudam o usuário a chegar em dados úteis para o compreendimento do seu jogo.

Essas ferramentas buscam analisar as suas partidas trazendo informações para ajudar em como apostar, noção de fichas, range das mãos e uma visão histórica do seu estilo de jogo.

As ferramentas, em sua grande parte, são disponibilizadas gratuitamente, então é bom para aproveitar e aprender. Abaixo, vamos listar algumas ferramentas e a sua função. Portanto, caso queira conhecer mais sobre elas, acesse esse artigo, sobre as 10 Ferramentas de Poker.

Hud

Hud ou Head-Up Display é uma base de análise de dados estatísticos dentro do poker online. Sua função é buscar padrões dentro dos jogos e com isso, fazer algumas projeções. De acordo com muitos usuários, essa é uma das ferramentas mais básicas e imprescindíveis do poker. 

Seu uso é extremamente importante para o aperfeiçoamento de certas estratégias e técnicas. Recomendamos, fortemente, o aprendizado dele, pois aqueles que o domina, acabam tendo maiores vantagens numa mesa.

Power-Equilab

O Power Equilab é uma calculadora avançada de equidade no poker. Tudo é feito dentro do programa, facilitando o seu uso drasticamente. Sua função é calcular a equidade, encontrar ranges, sub-ranges e entre tantas outras coisas. Outra função interessante é a de ranqueamento das mãos, que analisa as últimas mãos e define o range jogado.

Essa ferramenta é excelente para complementar as análises pós-jogo, fornecendo dados completos e de fácil entendimento. Seu uso é indispensável ao começar a se aprofundar dentro do poker profissional.

Hand2Note

Uma das mais completas ferramentas de rastreamento de jogo. Possui um HUD próprio, fora a geração de relatórios, análises de ranges e dados estatísticos que são gerados em tempo real. Esses dados em tempo real observam a posição do jogador, de seus oponentes, apostas, mão, pote e entre tantos outros fatores.

Com tais análises, fica muito mais fácil tomar uma decisão, baseada em dados estatísticos. O Hand2Note é bem semelhante ao Poker Tracks, então é possível utilizar tanto um, quanto o outro, dependendo apenas da adaptação do usuário.

 PokerSnowie

PokerSnowie é uma ferramenta para treinamento, usando uma inteligência artificial como base, fora um sistema otimizado com gamificação. A plataforma oferece vários exercícios de poker, usando cenários diversos, a fim de simular várias situações. Ao fim, ele entrega um resumo das suas atividades, mostrando os erros e fornece sugestões para a evolução do usuário.

Dessa forma, o usuário consegue jogar diversas partidas e aprender com seus erros, sem ter que testar numa partida real. Estudiosos dizem que, aperfeiçoar técnicas necessita de práticas. Com o PokerSnowie, isso fica muito mais fácil e com um a mais, uma inteligência artificial que vai lhe avaliar.

Tipos de blefes

Blefe é quase que uma arte essencial no poker. Porém, o blefe vai muito mais do que aquele estilão de jogador, que finge que possui algo e depois dá um fold. O blefe é uma estratégia básica para conseguir retirar informações dos jogadores.

Ao blefar de um certo modo, os jogadores irão agir de uma determinada forma e assim, é possível entender, ao menos um pouco, o modo deles de jogar.

Nas partidas online, blefar é bem mais difícil, pois não conseguimos ler as expressões e lidamos apenas com as ações dentro de jogo. Portanto, existem formas de blefar no poker online e elas são mais usadas para obter os potes.

O mais famoso é o Triple Bet, que consiste em agressivar para cima de um jogador, apostando três vezes o valor do pote. Dessa forma, se o jogador não possuir alguma coisa boa na mão, ele irá pensar bem antes de pagar e continuar jogando. Caso ele pague, é possível que ele tenha algo forte e deseja ver o que você tem na mão.

Outra forma de usar o blefe para adquirir informação, é blefar constantemente em cima de um oponente e quando se sentir forte o suficiente, responder a sua aposta e conseguir adquirir as suas fichas. 

Por fim, o mais importante é conhecer os tipos de blefes, para conseguir entender quando está sendo alvo de um. Ao notar que um oponente está tentando usar de alguma tática para cima de você, é possível reverter a situação e adquirir inúmeras fichas. 

Conclusão

Entender de estratégias no poker é muito importante para conseguir evoluir dentro do jogo. Cada uma delas ajuda não só a sua evolução, mas a compreensão mais ampla de uma partida de poker. Profissionais usam diversas técnicas, algumas até feitas por eles mesmo,  a fim de adequar ao seu estilo de jogo. 

Nesse artigo, buscamos apresentar algumas para que o seu jogo comece a evoluir e que, cresça em você, a vontade de buscar ainda mais. Caso tenha interesse em aprender ainda mais sobre poker ou apostas online, acesse o nosso blog e tenha em mãos, os melhores conteúdos.

Caso tenha interesse em jogar poker online e adquirir fichas, converse com um de nossos atendentes. Temos as melhores opções e promoções do mercado!!

Bons jogos e excelentes estudos.

Facebook DM

Instagram DM