Multitabling: quantas mesas de poker devo jogar?

Home » Blog » Multitabling: quantas mesas de poker devo jogar?

BLOG

September 23, 2021 1:17 pm

Multitabling: quantas mesas de poker devo jogar?

O multitabling no poker online mudou toda a maneira em que ele é jogado. Nunca antes alguém poderia ganhar a vida jogando 10¢/25¢, mas se for aplicado o volume certo de mãos, ainda que seja em limites pequenos e médios, jogando múltiplas mesas, certamente é possível somar uma boa renda.

Isso é claro, partindo do princípio que se faça boas jogadas em cada uma das 8, 12 ou 16 mesas que se joga. Mas calma, não precisa colocar esse número astronômico de mesas logo de cara para começar a ver lucros. Em nosso artigo de hoje, nós iremos falar tudo sobre o multitabling no poker: quantas mesas é possível jogar sendo lucrativo, ajustes necessários e como você pode gradualmente aumentar o número de mesas que você joga. Confira!

O que é multitabling?

Para quem não sabe, “multitabling” é o nome que damos ao ato de jogar múltiplas mesas de poker online ao mesmo tempo. É aquele famoso monitor lotado de telas com mesas individuais.

Muitas pessoas – em sua maioria lendas de poker ao vivo – acreditam que o jogo multitabling é uma perda de tempo. Sua lógica é que quando se joga em múltiplas mesas é impossível dar a cada decisão a quantidade necessária de reflexão.

Até certo ponto, estes jogadores estão certos. Jogar mais mesas reduz o tempo que você tem para tomar decisões estratégicas cruciais.

Portanto, sim: quando se joga em várias mesas, geralmente não se pode jogar seu jogo A++ absoluto.

Entretanto, porque você está jogando muito mais mãos, seu jogo A em quatro mesas vai lhe render mais dinheiro a longo prazo do que seu super jogo A++ em uma mesa.

É por isso que as pessoas jogam em várias mesas. Elas desistem de uma pequena vantagem em sua capacidade de decisão para ganhar uma grande vantagem em volume de mãos e, no final, lucratividade.

Antes de jogar muitas mesas, melhore seu jogo em apenas uma

Se você está apenas aprendendo a jogar poker online, o multitabling não é para você. Antes de começar a adicionar mais mesas, você deve dominar o jogo em apenas uma.

Ver mais mãos por hora significa que você terá que tomar mais decisões, e de maneira mais rápida. Ter que tomar decisões em uma série de potes ao mesmo tempo pode, compreensivelmente, sobrecarregar novos jogadores.

A última situação que você quer enfrentar é estar contemplando um grande aumento do River em uma mesa e, em seguida, um par de áses na outra.

Comece devagar. Ninguém corre antes de caminhar. Se você estiver tendo problemas para acompanhar a ação em uma ou duas mesas, não acrescente mais. Lentamente, facilite seu caminho para jogar mais de um jogo.

Uma vez que você estiver à vontade para jogar um jogo, adicione outro. Se isso o faz sentir-se muito pressionado, espere mais um pouco. Caso contrário, você tomará decisões ruins.

Más decisões levam à perda de dinheiro, o que, claramente, é o oposto do que você quer realizar adicionando mais mesas. Se você se sentir sobrecarregado quando estiver no meio de uma sessão, relaxe e jogue um pouco do beabá do poker, aquela maneira tight e lucrativa.

Estratégias de multitabling no poker

É preciso entender que você não precisa fazer um jogo muito complexo quando se está fazendo multitabling. Adicionando novas mesas, você vai receber muito mais mãos por hora, e você pode passar por cima de situações marginais porque outra mais claramente lucrativa chegará rápido, e ela te dará uma vantagem maior. 

Dessa forma, você joga menos mãos, apenas aqueles spots que tem a maior vantagem possível. Você também não complica muito o jogo pós-flop, não tem porque ser extremamente criativo em uma mão quando se está jogando várias mesas. Na verdade, você nem terá tempo para isso.

Assim, uma das bases do jogo multitabling é: manter as coisas simples. Se antes jogando duas mesas ao mesmo tempo, fazendo jogadas criativas e analisando extremamente bem cada nível de pensamento de seus oponentes, você conseguia ter um lucro de 20BB/h em cada mesa, por exemplo, quando você for migrar para 4 mesas, por exemplo, você pode jogar um jogo mais conservador, ainda que isso implique uma redução para 12BB/h em cada mesa.

Ou seja, anteriormente você tinha um lucro maior por mesa (20BB/h) mas jogava apenas duas, lucrando 40BB/h. Agora, você tem um lucro mais modesto por mesa (12BB/h), mas está jogando quatro, lucrando 48BB/h. Entretanto, se você arriscar um jogo mais complexo nessas quatro mesas, pode acabar tendo prejuízos por falta de atenção, é por isso que é amplamente recomendável ater-se ao beabá do poker somente quando se está começando no multitabling.

Além disso, há outras estratégias cruciais para se dar bem quando se começa no multitabling. Confira!

Reconheça as decisões mais difíceis

Não importa se você está jogando em quatro mesas ou 14: quando as decisões começam a se acumular, você tem que ser capaz de priorizar. Você precisa saber reconhecer rapidamente quais decisões são fáceis e quais decisões requerem mais reflexão.

No calor da batalha, você raramente enfrentará várias decisões de pensamento profundo de uma só vez. Muitas vezes, você será confrontado com uma decisão difícil e várias decisões fáceis.

O que você deve fazer é reconhecer seu ponto difícil, dar uma boa olhada na situação e dar a essa decisão todo o seu poder cerebral. Em seguida, vá até suas outras mesas e tome as decisões fáceis de call/raise/fold no piloto automático.

Um bom multitabler pode pensar profundamente sobre uma mesa e ao mesmo tempo agir em situações completamente diferentes em outras mesas.

Não esqueça de fazer uma boa seleção de mesas

Quando você começa a jogar em mais de quatro mesas, as coisas podem ficar bem agitadas. Como você está tomando decisões a cada poucos segundos, pode ser fácil ficar complacente com a seleção de mesas.

Isto é um erro. Só porque você está jogando em mais mesas não significa que você deve ficar em uma mesa com um LAG que está fazendo 3-bet em todos os seus raises.

De igual maneira, se a mesa for muito tight para o seu gosto ou se você tiver um jogador agressivo à sua esquerda, procure por jogos melhores. Não há motivo para sujeitar-se a essas condições quando há centenas de jogos disponíveis em um determinado momento. Isso claro, quando o assunto é cash game. Quando o assunto é torneio não nos resta muito a fazer senão aceitar os jogadores que estão à direita e à esquerda.

Conheça seu limite e jogue dentro dele

Nunca jogue mais mesas do que aquelas com as quais você se sente confortável! Isto vale tanto para torneios quanto para cash games. Da mesma forma que não deve-se ultrapassar os limites do seu bankroll, também não se deve ultrapassar os limites de mesas simultâneas. Todos têm um limite de mesas em que podem administrar para serem lucrativos.

Quando você encontrar esse ponto, fique com ele. Uma vez que você começa a jogar muitas mesas e vai em piloto automático para suas grandes decisões, sua lucratividade vai gradativamente diminuindo.

Seu jogo, e em última análise seus lucros, sofrerão. Não deixe que isso aconteça com você. O piloto automático é um mal necessário até certo ponto quando se joga em várias mesas, mas deixá-lo tomar o controle por completo lhe custará dinheiro.

Jogar poker online tem tudo a ver com a maximização do seu EV. Bons jogadores fazem isso jogando mais mesas.

Pode parecer difícil no início, mas chegará a você com o tempo. Se você estiver jogando apenas uma mesa de cada vez online, você estará deixando de ganhar dinheiro, mas se estiver jogando 12 mesas apenas clicando e sem pensar, também estará perdendo dinheiro. Encontre o seu nível intermediário.

Dicas rápidas para ajudar seu multitabling no poker

Use um baralho de quatro cores

O baralho de quatro cores é certamente a opção mais importante para uma sessão mais dinâmica. Copas em vermelho, Espadas em preto, Paus em verde e Ouros em azul. Parece estranho no início, mas você vai se acostumar rapidamente. 

Dessa forma, você evita confundir os naipes e sabe mais facilmente, apenas olhando para cada mesa que necessita de sua ação quais cartas e quais naipes foram distribuídos, evitando que você perca tempo e mais importante: que cometa erros. Os baralhos em duas cores são mais apropriados para poker ao vivo. Multitabling não só pede, como requer um baralho de quatro cores.

Use um interface mais simples

Muitas salas de poker online têm vários temas diferentes para você escolher. Mas não é aconselhável usar todas as funções que eles têm quando você estiver fazendo multitabling.

Livre-se das distrações. O tema hiper-simples da PokerStars é um ótimo exemplo para jogar multi-table.

Faça ‘notes’

Mesmo que você não consiga prestar atenção a cada mão, certifique-se de observar as maiores e tomar notas detalhadas. Estas anotações ficarão com o jogador e sempre que você se deparar com esse jogador novamente, poderá consultá-las.

Tente torná-las curtas, e informativas. “Check-raises flop with combo draw” é muito melhor do que “Fish que não larga nada”.

Faça um sistema para organizar suas mesas

Algumas pessoas deixam as mesas uma atrás da outra, outras deixam em formato de mosaico. Descubra o que funciona para você para que você possa rapidamente se referir a qualquer mesa em que a ação estiver.

Uma dica pessoal se você for jogar  um torneio de múltiplas mesas: quando jogar em 6 ou mais mesas, ordene meus torneios por nível de blinds. As blinds mais altas vão no canto superior esquerdo com o resto das mesas classificadas em direção às menores blinds no canto inferior direito.

Sente-se sempre no mesmo lugar

Muitos sites de poker têm uma opção para que você possa sempre sentar-se na mesma cadeira na mesa. O software irá apenas girar a mesa ao seu redor.

Esta opção é de valor inestimável para um multi-tabler massivo. Encontrar onde você está sentado em todas as mesas quando você tem que tomar decisões em segundos é difícil quando você não sabe exatamente para onde olhar. Mas se você estiver sempre na mesma cadeira, você sabe exatamente onde procurar quando a ação está sobre você.

Fique ligado!

Oferecemos, com frequência, uma série de textos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.

Aprender sobre como fazer um multitabling eficaz pode lhe ajudar – e muito – a ser um jogador de poker mais lucrativo e desenvolver ainda mais um planejamento de longo prazo. No entanto, conforme falamos neste artigo, há de se prestar atenção para que esse método venha a lhe ajudar, e não atrapalhar. Por isso, é importante seguir essas dicas e colocá-las em ação. 

Além desse conteúdo sobre como jogar em múltiplas mesas, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.

Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!

Facebook | DM Créditos
Whatsapp: (31) 9 8472-3490