Não sabe o que é blefando? Vem que te mostro o que é!
Variedades

Não sabe o que é blefando? Vem que te mostro o que é!

Home / Blog & News / Não sabe o que é blefando? Vem que te mostro o que é!
April 27, 2021 1:00 pm | por DM Créditos

Estava em uma mesa de poker, ou em uma roda de amigos, e se deparou com assuntos ou algo relacionado a blefe, e não sabe o que é? Preparei esse artigo inteiro especialmente para te explicar o que é blefando. Seus jogos de poker nunca mais serão os mesmos.

O que é blefar?

No poker, um blefe é uma ação, como um call ou um raise, só que “mentirosa”, feita para que os seus oponentes pensem que você tem uma boa mão.

A princípio, o principal objetivo dessa mentirinha é convencer um ou vários de seus adversários a desistir de jogar a mão, apesar de que quando se blefa, você tem uma mão inferior.

Conseguimos definir dois blefes, como principais, sendo eles: o blefe puro e o semi-blefe.

O blefe puro, é um call ou um raise em uma mão que tem uma chance baixa ou quase nula de melhorar. Em outras palavras, o jogador faz o blefe acreditando que o oponente desistindo é a única forma de se vencer o pote.

Já um semi-blefe é um blefe feito em uma partida com muitas rodadas de apostas, na qual você espera por uma rodada milagrosa de que a mão inferior pode melhorar em uma próxima rodada. É diferente do blefe puro, pois você terá diversas chances para melhorar sua mão.

Mas não se engane, nem todas as ações que tem como consequência, uma desistência são um blefe. Exemplo, um jogador em situação de empate, mas com uma grandes chances de vencer, pode fazer um call incerto que resulta em fold, mas esse call é bem distinto de um blefe puro ou de um semi-blefe.

No ponto de vista dos jogadores envolvidos no jogo, um blefe pode ter uma expectativas positivas, neutras ou negativas.

Um bom jogador de poker, define as expectativas com base nas probabilidades do pote e na avaliação de seus adversários.

Blefe Puro

Se você optar por blefe puro, por exemplo, apostando no tamanho do pote e fizer o cálculo da probabilidade de um adversário pagar como sendo de cinquenta por cento, então, de sua perspectiva, isso seria um blefe com neutralidade ou expectativa de 50/50.

No mesmo cenário, o oponente (o não blefador) enfrenta pot odds de 2 para 1. Se aquele jogador acreditar que há pelo menos 33% de chance de que a aposta tenha sido um blefe, ele terá uma expectativa positiva ao pagar.

O blefe é de extrema importância no poker pois, se você apostar apenas de acordo com sua mão de poker, irá ficar mais fácil com que prevejam o que você fará. Boa aposta significa uma boa mão, um fold significa uma mão ruim, check significa uma mão com potencial.

Se fosse assim que todos os jogadores apostarem, os jogos seriam inteiramente baseados na sorte, o que não acontece no poker, pois segundo estudos, o jogo possui uma influência de 12% da sorte.

É o blefe, e a capacidade de saber quando os outros estão blefando, que difere o poker de um jogo de azar comum, para um jogo que exige habilidades que são necessárias para todo jogador de poker.

Como você deve executar um blefe?

A habilidade mais importante para se aprender a blefar no poker é o senso de equilíbrio, tudo na vida depende do equilíbrio, e aqui não é diferente.

Você não quer sempre apostar para igualar a mão que você tem, mas ao mesmo tempo, se você está constantemente fazendo blefes super agressivos, não irá demorar muito para que os outros jogadores percebam isso.

O objetivo do blefe é se manter imprevisível, para tornar mais difícil para os jogadores deduzirem o que você tem em sua mão, tornando-os mais propensos a desistir e tornando-o mais propenso a levar o pote sem ter que virar a mão .

O blefe tem a ver tanto com seu oponente quanto com você. É importante ter uma noção de como seu oponente joga, já que jogadores mais agressivos são mais propensos a pagar um blefe, mas a situação de seu oponente no jogo também é importante.

Se você está com suas últimas fichas e seu oponente está em uma posição forte, é muito mais provável que ele corra o risco ao pagar um blefe. No entanto, se você estiver em uma posição forte e as fichas do outro jogador estiverem acabando, é provável que eles paguem apenas com uma mão forte, então um blefe é mais provável que funcione.

A sua imagem deve ser considerada

Há também a questão de sua imagem na mesa a ser considerada. Se você é novo na mesa e ninguém sabe quem você é, é menos provável que seja respeitado por outros jogadores. No entanto, se você jogou algumas mãos fortes e tirou algumas fichas de seu oponente, ou melhor, os derrotou antes, é mais provável que sejam cuidadosos ao jogar com você.

Se sua reputação na mesa foi construída com um bom equilíbrio de boas mãos e blefes, você se tornou difícil de prever e está em uma posição relativamente forte em comparação com outros jogadores.

Com qual frequência você deve blefar?

Se você perguntar a um jogador amador ou a qualquer pessoa nova no poker quais são os aspectos fundamentais do Texas Hold’em, você pode ter certeza de que eles irão te responder que blefar contra seus oponentes é a chave para vencer o jogo. No entanto, isso está longe de ser verdade. É possível vencer jogos de poker sem precisar blefar..

O objetivo do poker é simplesmente ganhar dinheiro. Portanto, se você nunca blefa, ainda poderia ganhar dinheiro. Pense dessa maneira; Se você está sentado em uma mesa de 6 lugares, cada jogador tem a mesma chance de obter cartas boas ou ruins.

Cada jogador de acordo com a matemática simples deveria ter a melhor mão 1 em cada 6 mãos, portanto, se todos os jogadores fossem exatamente do mesmo padrão, no longo prazo ninguém perderia e ninguém ganharia.

No entanto, se um jogador foi capaz de ganhar mais dinheiro do que seus oponentes quando eles possuem a melhor mão do que seus oponentes ganham quando eles tinham a melhor mão, esse jogador estaria ganhando mais dinheiro do que seus oponentes no longo prazo.

É lógico que, se você jogar suas cartas melhor do que os outros jogadores, você acabará sendo um vencedor.

Muitos jogadores amadores blefam com muito mais frequência do que o necessário, o que os leva a perder dinheiro no longo prazo. Você não deve entrar em uma mão com a intenção de blefar. Você só deve blefar se estiver confiante de que pode ganhar o pote com base na forma como seus oponentes têm jogado até aquele momento da mão.

Dicas para blefar no poker.

Quando você deve blefar?

Você deve blefar quando pensa que seu oponente vai desistir.

Saber quando seu oponente vai desistir só pode vir com a um tempo de prática nas mesas, e quanto mais você praticar, melhor você se tornará. Ler livros de poker também o ajudará a entender o jogo e onde os blefes podem ser empregados com sucesso.

Baixe o nosso e-book “Como jogar poker? – Tudo o que você precisa saber para começar”. Nele, abordamos uma didática especial tanto para quem é iniciante quanto para quem quer evoluir o seu jogo e começar a lucrar nas mesas, mas calma, o livro é 100% grátis.

Não existem regras concretas para o blefe, pois cada mão no Texas Hold’em é diferente da seguinte. O melhor que você pode fazer é aprender a identificar situações em que um blefe tem probabilidade de ser bem-sucedido com base nas informações que você obteve pela maneira como seus oponentes estão jogando.

Boas situações de blefe no poker

  • Quando estiver na última posição: Se você estiver na última posição, terá a possibilidade de fazer blefes com mais sucesso do que em qualquer outro lugar da mesa. Se você for o último a agir e seus oponentes fizerem check até você, é um sinal de fraqueza de seus oponentes. Esta é a oportunidade perfeita para apostar e ganhar o pote.
  • Se você aumentou pré-flop: Se você aumentar pré-flop e depois falhar no flop, você ainda pode ganhar o pote. Se você fizer uma aposta de continuação , é improvável que seu oponente pague, a menos que tenha acertado o top pair ou middle pair pelo menos.
  • Contra pequenas pilhas: Se o seu oponente tiver uma pilha pequena, é improvável que ele iguale um aumento, a menos que tenha acertado o flop com força. Mas você tem que ter cuidado, pois será raro um short stack simplesmente pagar quando apostar, ele irá desistir ou empurrar. Novamente, é aqui que a prática leva à perfeição, e você saberá quando é mais provável que seu oponente desista do que fold com base no tamanho de seu stack .
  • Quando em um empate: Se você não tem uma mão feita, mas está em um draw como um straight ou um flush, você pode lançar o que é chamado de semi-blefe . Você espera levar o pote ali mesmo, mas se for pago, você ainda tem uma chance de ganhar a mão se as próximas cartas melhorarem sua mão. Mas se você receber um re-raise, esteja preparado para deixar a mão ir, a menos que esteja recebendo pot odds corretas para pagar.

Quando você deve optar por um blefe

Saber quando blefar é importante e difere entre as variações do poker. Vamos trabalhar com o Texas Hold’em como exemplo.

No Texas Hold’em, você está tentando fazer a melhor mão de poker de cinco cartas entre suas duas cartas e cinco cartas comunitárias.

No início de uma mão, as cinco cartas comunitárias ainda não estão na mesa, então blefar aqui não é necessariamente a melhor ideia, já que uma boa mão neste momento (um par de ases, por exemplo) pode se tornar uma mão menos valiosa mais tarde (se a chance de um straight ou flush aparecer nas cartas comunitárias).

Portanto, ao jogar Texas Hold’em, o momento sensato para blefar é quando parece que você poderia simplesmente ter acertado uma mão estelar. Por exemplo, se a carta do River colocar três copas nas cartas comunitárias, um bom blefe pode levar seus oponentes a acreditar que você acabou de conseguir um flush, e eles podem escolher desistir em vez de correr o risco.

O tempo é o pai do blefe, se você fizer parecer que algo mudou para colocá-lo em uma posição de poder na mão, os outros jogadores estarão mais propensos a acreditar na possibilidade com força suficiente para recuar e desistir da mão

Como saber se seu adversário está blefando?

É uma questão importante. Se você está blefando e seu oponente parece estar caindo em seu blefe, como saber se ele também não está blefando? Talvez você esteja sentado com quatro Reis e jogando como se tivesse uma mão muito inferior, apenas para seu oponente virar quatro Ases, significando que você foi derrotado.

Saber se um oponente está blefando é mais importante, do que ser capaz de blefar a si mesmo. Ser capaz de ler a mesa e fazer suposições precisas (o mais precisas possível, pelo menos) sobre o que seus oponentes estão segurando torna muito mais fácil saber quando blefar.

Mas como saber se um oponente está blefando? A maneira mais fácil de verificar se um oponente está blefando é testando, o que só pode ser feito quando você é o líder em fichas. 

Aqui, você assume o controle da mão, fazendo alguns raise baixos que fazem pouca diferença para sua pilha de fichas, mas podem causar danos ao seu oponente com uma quantidade de fichas decrescentes. Isso pode desencorajar um jogador de blefar ou levá-lo a desistir de um plano de blefe.

Se você não for o líder em fichas, no entanto, descobrir um blefe de seu oponente pode ser muito mais difícil de fazer. Aqui, o trabalho está mais associado à análise psicológica.

Por exemplo…

Por exemplo, se você está jogando Texas Hold’em, e um par de Reis aparece no Flop, seguido por uma grande aposta ou aumento de um oponente, é importante fazer a pergunta, se eles acabaram de acertar três, ou mesmo quatro reis, eles fariam uma aposta tão alta? É a única razão para uma aposta alta que o afasta da mão?

Claro, você nunca pode ter certeza, e se sua pilha de fichas estiver acabando, geralmente vale a pena não correr o risco e esperar que uma mão melhor caia para você da próxima vez, mas se você acha que seu oponente está planejado fora, então talvez valha a pena arriscar.

Concluímos que…

É importante lembrar que você não precisa blefar para ganhar dinheiro no pôquer, especialmente se você for novo no jogo. É muito melhor jogar bem com suas boas mãos do que tentar fazer seus oponentes desistirem quando você não tem ideia se eles irão ou não pagar. Por isso, não saia blefando inconsequentemente, analise cuidadosamente cada situação, entenda bem as regras do jogo, que no final, tudo dará certo. 

Seja racional!

Agora que você já entende tudo sobre blefes, e como eles podem te ajudar, que tal adicionar fundos à sua conta de poker, e aplicar tudo que aprendemos hoje? A DM Crédito é uma empresa que foi criada especialmente para atender suas necessidades na hora de depositar e sacar créditos no poker ou em sites de apostas esportivas.

Confie em quem está a mais de 10 anos no mercado nacional, e coleciona milhares de clientes satisfeitos. Temos uma equipe de agentes designados especialmente para te atender e sanar todas as suas dúvidas. Clique aqui, e entre em contato conosco através do Whatsapp

Está com receio? Clique aqui, e leia o depoimento de centenas de clientes que compram conosco. Somos uma empresa com mais de 10 anos de mercado, que foi criada única e exclusivamente para te atender, e levar até você, fichas e créditos com a melhor cotação do mercado, confie em quem sabe o que faz!

Saiba mais sobre a DM créditos clicando aqui.

Por isso, quando você pensar em fichas e créditos no poker, você pensou em DM créditos!

Entre em contato agora mesmo, e adquira suas fichas e créditos! Clique aqui!

Um abraço e até o próximo!

DM Créditos: Fichas de poker online

Facebook | DM Créditos

Whatsapp: (31) 9 8472-3490