O que é torneio: desvendando o mundo dos torneios de poker

Home » Blog » O que é torneio: desvendando o mundo dos torneios de poker

BLOG

August 31, 2021 3:03 pm

O que é torneio: desvendando o mundo dos torneios de poker

O poker é um esporte extremamente dinâmico. Só dentro da modalidade Texas Hold’em existem diferentes formas de se jogar e vez ou outra, os usuários se perguntam a respeito de qual escolha fazer e qual opção de jogo combina mais com suas preferências e estilos. 

Nesse artigo, falaremos de forma bem ampla o que é um torneio de poker, quais são as melhores estratégias para se utilizar e quais os tipos de torneio os players podem participar.   

Olhando de fora, os torneios até podem ter uma dinâmica parecida: os jogadores recebem o mesmo número de fichas, sentam-se em mesas grandes e vão saindo na medida em que perdem todo o seu stack. Entretanto, a realidade é muito diferente. Em torneios ao vivo ou online, diversos fatores e variáveis ajudam a formar as estruturas e modelos, inclusive a forma como se deve jogar.

Então, já sabe. Fica o nosso convite para ler esse artigo e conhecer melhor sobre como funcionam os torneios dentro do poker.

O que é um torneio de poker? 

Vamos partir de uma definição. Nos torneios de poker, normalmente, jogam-se várias mesas ao mesmo tempo e todas elas fazem parte de um mesmo evento, o torneio, que tem um horário definido para começar, tanto nos jogos online quanto nos ao vivo. Na medida em que as partidas são jogadas, os jogadores vão sendo eliminados e vão se formando mesas menores, até restar somente uma, a mesa final.

O vencedor, normalmente, é o sobrevivente da mesa final, tornando-se o jogador que leva a maior premiação disponível. Muitos torneios costumam premiar o segundo e o terceiro colocado, isso varia conforme a disputa. 

Para entrar em um torneio você precisa pagar um valor de inscrição chamado buy-in. Esse valor te permite começar o evento com uma quantidade determinada de fichas, o que é igual em relação aos outros jogadores inscritos. O valor do buy-in, claro, varia de torneio para torneio: você pode jogar torneios que custam 10 centavos ou 10 mil dólares para entrar.

Os inscritos são distribuídos aleatoriamente em várias mesas, normalmente com nove jogadores. No cash game, no qual você compra novas fichas e fica o tempo que quiser. Nos torneios, quem perder todas as fichas é eliminado – a não ser o caso específico de torneios que permitem o rebuy.

Sobre as premiações 

Normalmente as premiações são distribuídas de acordo com a colocação final dos players a partir de uma determinada posição. Todos que chegam até ela recebem alguma parte do prêmio. A maior premiação, naturalmente, vai para os últimos jogadores a saírem.

Essa “faixa de premiação” também varia conforme o tipo de torneio e depende de diversos fatores, como o número de jogadores inscritos, estrutura, dentre outros. Ficar entre os primeiros colocados e receber uma premiação maior do que você pagou já é um dos grandes objetivos quando se entra nesse tipo de jogo.      

Tipos de torneio no poker 

Para poder te municiar do maior número de informações possíveis a respeito dos torneios, fizemos uma lista com as principais formas disputadas no Brasil e no mundo para que você conheça o básico de cada modalidade.

Freezeout

Esse é o modelo de torneio que está presente no grande Main Event da World Series of Poker. Nele, os jogadores não têm a opção de fazer uma recompra e retornar a disputa, em geral, nesses tipos de torneio, as premiações tendem a ser um pouco menores do que os torneios que permitem a reentrada. Por outro lado, o nível técnico tende a ser maior e a eliminação é um caminho sem volta.

Com reentrada

Esses são os torneios mais comuns no circuito ao vivo mundial e a diferença aqui é que os jogadores podem realizar a recompra, ou seja, no caso de eliminação, eles têm a opção de pagar o buy-in novamente e retornar à disputa com o stack que iniciou a partida. Essa opção de reentrada, porém, só é possível até um certo nível de blinds. 

Esses torneios tendem a oferecer melhores premiações. É o modelo utilizado, por exemplo, no Main Event do BSOP Millions. Nesse campeonato, os jogadores podem optar pela reentrada até o fim do sexto nível de blinds. Essa estrutura, além de inchar o prize pool, favorece a jogabilidade.  

Com rebuy e add-on

Essa estrutura se assemelha ao modo de reentrada, porém é mais frequente em encontros online. A diferença, nesse caso, é que o jogador não precisa perder todas as suas fichas para poder voltar para o jogo. Nesses torneios, são determinados certos momentos que permitem ao jogador reabastecer o seu stack. 

O add on nada mais é do que a compra adicional de fichas que os jogadores podem fazer. Elas acontecem apenas uma vez e normalmente são ao fim do período de rebuys. 

Shootout

Em inglês, a expressão Shootout significa tiroteio. Nessa estrutura de torneio, os jogadores disputam entre si em cada mesa sem a possibilidade de trocar de lugar. Isso acontece até o momento em que todas as mesas tenham um vencedor que, por sua vez, são remanejados para uma mesa final do qual um deles se sagrará o campeão. 

Freeroll 

É a modalidade preferida para os jogadores iniciantes. Esses torneios são aqueles em que o buy-in é gratuito, ou seja, podem ser promocionais. Às vezes podem adicionar alguma premiação ou apenas diversão e prática, sem ganhos reais. Esses torneios são uma ótima opção para os players que precisam ganhar tempo de jogo. 

Bounty ou Knockout 

Em português, Bounty significa recompensa. Esses torneios são aqueles que oferecem prêmios por eliminações. Como assim? Parte do buy-in de cada participante é somado na premiação total e a outra parte fica como recompensa para quem for o responsável por eliminar aquele jogador.

Assim, mesmo que seja eliminado, o jogador pode ter algum lucro se tiver eliminado alguém. O BSOP tem dois eventos nesse estilo e o buy-in é de 1.150 reais, sendo que o prêmio de 485 reais é dado à quem eliminar outro participante.   

Satélite

Essa é a modalidade favorita para os usuários que têm um bankroll mais modesto. Isso porque permite ao jogador conquistar uma vaga em um torneio bem mais caro, pagando um valor menor que o de entrada. Como assim?

Em 2003, Chris MoneyMaker conseguiu uma vaga para o Main Event da WSOP ganhando um torneio satélite online no qual pagou 40 dólares. Se ele fosse se inscrever como os outros jogadores, o valor de entrada era de 10 mil. E o mais legal? Ele ganhou a disputa e levou cerca de 2.5 milhões de dólares para casa.     

Survivor

Como o próprio nome sugere, o objetivo desse torneio é sobreviver, já que todos os ganhadores levam o mesmo prêmio. Esse tipo de torneio é jogado, normalmente, até o estouro da bolha e os que sobrevivem são consagrados os campeões. Não importa a quantidade de fichas que você acumulou, se está dominando a mesa… Quando o torneio acaba, todos os sobreviventes embolsam a mesma quantia.  

Ladies e Seniors 

Os torneios marcados como Ladies são aqueles que apenas as mulheres podem jogar e os para Seniors só permitem a entrada de homens acima de certa idade. No caso do BSOP Millions, por exemplo, a idade para participar do Evento 17 que tem um buy-in de R$1.150 é de 50 anos.

High Roller

A expressão “High Roller” é originária do mercado financeiro e diz respeito a investidores com capacidade de tomar decisões de alto risco. Dessa forma, o termo não se refere propriamente à estrutura do torneio, mas ao custo de entrada. Nesses modelos, os buy-ins são maiores e as premiações gigantescas, sendo disputadas pelos melhores jogadores do mundo. 

Um exemplo foi o Big One for One Drop ocorrido na WSOP de 2014. Sabe qual foi o buy-in? Só US$ 1 milhão. 

Mixed Games

Nesses torneios de Mixed Games são jogadas mais de uma modalidade de poker, exigindo dos inscritos habilidades diferentes de jogo em cada momento. Isso não é novidade: nos últimos anos, a modalidade Omaha, por exemplo, vem crescendo de forma progressiva e angariando cada vez mais um número maior de jogadores. 

Hyper-Turbo e Turbo

Essas duas expressões dizem respeito aos torneios que adotam a subida de blinds mais rápida do que o normal. Na medida em que eles vão subindo, menos espaço de manobra os jogadores têm e as fichas vão para o meio da mesa no início de cada mão. Isso dá aos torneios uma dinâmica inteiramente nova – e quem tenta se proteger, tem o seu stack corroído pelas blinds. É um jogo muito mais acelerado do que o convencional. 

Deep Stack

Esse é o tipo de torneio ideal para aqueles que gostam de uma dinâmica mais lenta e mais bem jogada. No Deep Stack, o número de fichas iniciais é muito maior do que o comum e a estrutura de blinds é cadenciada, dando ao jogador uma margem muito maior de erro. 

8-Max, 6-Max, 4-Max ou Heads-Up

Essas são expressões comuns no poker e são usadas para descrever o número máximo de participantes em uma mesa. Em torneios de heads-up, os jogadores se enfrentam um contra um até chegarem a um campeão. A principal diferença aqui é a tendência à uma ação mais agressiva na mesa.

Dicas de artigos para aprimorar seus estudos e se dar bem nos torneios

Para finalizar nosso artigo com chave de ouro, não podemos deixar de dar algumas dicas para que você se dê bem nos torneios, independente da modalidade em que for jogar. Em outros artigos aqui no blog da DM Créditos, falamos detalhadamente sobre cada um desses pontos. Então, convidamos vocês a visitarem esses textos para ter uma melhor compreensão do assunto. Basta clicar nos links indicados:

Ainda não sabe o que é range de mãos?  

Range de mãos é uma daquelas dicas que nós não nos cansamos de dar para vocês. O poker é um jogo complexo e de informações incompletas e, por isso, saber ler o jogo e interpretar as suas possibilidades em uma partida, é primordial. Sério, não deixe de ler nosso artigo sobre isso. Seu jogo vai melhorar consideravelmente. Clique aqui e aproveite! 

Entendendo a importância das posições das mesas no poker

As posições na mesa de poker interferem decisivamente na forma como você joga determinada mão. Existem cálculos, probabilidades, estudos e teorias que destrincham esse tema das posições na mesa. Só clicar aqui e ficar por dentro desse assunto.   

Faça uma boa gestão de bankroll 

Entrar em um torneio sem ter as condições financeiras ideais para isso pode trazer um estrago grande em sua vida. Saber administrar suas finanças é essencial para que você não corra riscos como esse. Deixamos, por isso, dois artigos para você: bankroll para iniciantes e dicas para uma boa gestão de banca

Domine bem a estratégia do blefe 

O blefe é uma estratégia que vai te ajudar a enganar os oponentes e mostrar uma força que nem sempre você terá em suas mãos. É a arte de iludir, de ludibriar. E saber usar o blefe a seu favor vai fazer toda diferença. Acesse nosso artigo sobre o tema clicando aqui.  

Conclusão 

Oferecemos, com frequência, uma série de textos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.

No artigo de hoje, trouxemos para você informações valiosas a respeito de como funcionam os torneios de poker. Como pode-se perceber, existem variadas formas de jogo e, com certeza, uma delas vai te agradar mais. 

Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado. Por isso, o que precisar é só chamar a DM Créditos que te ajudamos a fazer as escolhas mais seguras!

Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!

Facebook | DM Créditos
Whatsapp: (31) 9 8472-3490