Dicas de poker

O que jogar: torneios ou cash game?

Home / Blog & News / O que jogar: torneios ou cash game?
July 30, 2020 1:42 pm | por DM Créditos

O poker é um jogo muito dinâmico e adaptável. Dentro do No Limit Texas Hold’em, tipo mais popular do jogo, existem várias modalidades e jeitos diferentes de jogar. Uma das primeiras perguntas de quem começa no mundo do poker é: o que jogar, torneios ou cash game?

Nesse artigo, vamos explicar as diferenças entre os dois tipos de jogo e mostrar alguns motivos para escolher cada um. Quer saber o que é mais adequado pra você, torneios ou cash game? Descubra agora!

Torneios

Em um torneio de poker, geralmente jogam-se várias mesas ao mesmo tempo. Todas elas fazem parte desse mesmo evento, o torneio, que tem horário definido para começar, ao vivo ou online.  Conforme os jogadores vão sendo eliminados, formam-se menos mesas e assim por diante, até restar apenas uma, a mesa final. Quem ganha? Vence um torneio de poker quem acumula todas as fichas em jogo e é o último sobrevivente da mesa final. Ele é o campeão e leva a maior premiação disponível.

Como funciona?

Para entrar em um torneio, você paga um valor de inscrição chamado buy-in. Esse valor lhe permite participar do evento e começar com uma quantidade determinada de fichas, igual para todos os jogadores inscritos. O valor do buy-in é muito variado. Você pode jogar torneios que custam desde 10 centavos até mil dólares para entrar, por exemplo. Todos os inscritos são distribuídos aleatoriamente em várias mesas, geralmente de 9 jogadores cada.

O jogador que perder todas as fichas é eliminado. Os jogadores vão sendo eliminados, formam-se novas mesas com os restantes e sobram cada vez menos adversários. Geralmente, quando restam 9, forma-se a mesa final. Quem eliminar os outros 8 últimos jogadores vence o torneio.

Como o prêmio é distribuído?

A premiação do torneio é distribuída de acordo com a colocação final dos jogadores a partir de determinada posição. Sempre há uma faixa de premiação e todos os jogadores que terminam o torneio dentro dela recebem uma parte do prêmio.

A maior premiação vai para os que chegam na mesa final, e o primeiro colocado fica com boa parte dela.  Por exemplo, se a faixa de premiação é de 100 jogadores, todos os que caírem do torneio da centésima posição para cima recebem uma parcela do prêmio. 

A faixa de jogadores premiados é conhecida como ITM (in the money) e varia de torneio para torneio. Ela depende de diversos fatores, como a quantidade de jogadores inscritos, estrutura do torneio, entre outros.  Ficar entre os premiados em um torneio e receber como premiação mais do que você pagou para entrar é o primeiro passo para lucrar com um torneio de poker.

Esse é só um resumo geral da estrutura básica de MTTs no poker, mas você pode encontrar torneios com as mais variadas estruturas e regras.  Há torneios com valores de entrada muito diversos, torneios que mudam a quantidade de jogadores na mesa final, que permitem pagar para entrar de novo (re-entra ou rebuy), que premiam com inscrição para outros torneios mais caros e não com um valor em dinheiro (satélites), que dão prêmio por adversário eliminado (torneios tipo bounty), entre outros.

Cash games

Em um jogo de poker tipo cash, você troca dinheiro por fichas diretamente. Diferentemente do torneio, não é um evento com data e hora de início. Você pode sentar em uma mesa e começar a jogar cash quando quiser, assim como decide quando pegar suas fichas, trocar por dinheiro e sair da mesa.  Quem ganha? Em jogos de cash não há um campeão, como nos torneios. É considerado que você “vence” se conseguiu lucrar, ou seja, se saiu da mesa com mais dinheiro do que entrou.

Como funciona?

No cash game, o blind é fixo, ao contrário do torneio, no qual o blind vai aumentando conforme o torneio avança. Há um valor mínimo e máximo de fichas que você pode colocar em jogo na mesa. Geralmente, o valor mínimo é de 20 vezes o blind e o valor máximo, 100 vezes.  Como o prêmio é distribuído? No cash game não tem um prêmio acumulado a ser distribuído, como nos torneios. O prêmio é levar o pote, ganhar as fichas de cada mão.

E agora: torneio ou cash?

Ambas as modalidades são interessantes, desafiadoras e podem ser lucrativas. Você pode conseguir ser um jogador regular e vencedor em quaisquer das duas, depende das suas habilidades e da sua preferência. Veja agora as vantagens de cada um e descubra qual funciona melhor para você 😉

Por que jogar torneios?

1) Grandes prêmios

Nos torneios, você vai perder muito mais vezes que ganhar. Mas, quando você ganha, os prêmios são geralmente bem altos, muito maiores do que no cash.  Você pode ganhar mais de 10 mil dólares com uma cravada em torneio. Em um dia bom de jogo, pode lucrar ganhar mais de 2 mil dólares. Essas grandes quantias vindas de uma só vez não são muito prováveis no cash. Além disso, os vencedores de torneios muitas vezes ganham fama por seus resultados, principalmente quando vencem grandes eventos e puxam bastante dinheiro em prize.

2) Mais adversários recreativos

Os torneios são a modalidade do poker que costuma passar na televisão, atingir visibilidade e atrair muita gente pelas grandes somas de dinheiro em prêmios. O buy-in é muito menor do que a premiação dos finalistas e isso atrai uma quantidade bem grande de pessoas, desde quem quase não conhece o jogo até profissionais de poker.

Como os torneios são mais famosos e custam apenas o buy-in, atraem mais jogadores amadores e recreativos que o cash, modalidade geralmente com mais profissionais e jogadores regulares. Quanto mais jogadores ocasionais, mais chances de você ganhar. Quanto mais fraco o field, melhor para quem estuda, está familiarizado e se dedica ao jogo.

3) Mais estrutura para se profissionalizar

Os maiores times de poker do Brasil focam em jogadores de torneios. Materiais, instrutores, aulas e grades geralmente são voltados para as estratégias e estruturas de torneios online.  Entrar em times de poker e ser um player de torneios costuma ser o caminho mais comum para quer se tornar profissional de poker.

Por que jogar cash?

1) Mais liberdade 

Os torneios são eventos com data e horário fixos e costumam levar muitas horas para terminar. Você só tem 5 minutos de break a cada hora para fazer qualquer coisa que não seja jogar. Nas mesas de cash, você entra e sai quando quiser, é você quem controla quando o jogo começa e quando termina. A sessão pode durar uma hora ou de 10 horas, como for melhor para você naquele dia. Essa liberdade de horários ajuda bastante a organizar seu dia e sua rotina de jogo de forma mais livre e eficiente.

2) Jogo mais elaborado

O cash é considerada a modalidade mais difícil e interessante do poker. Como não há mudança de blinds, não há muitas situações em que você tem pouco a fazer e se vê no modo “shove ou fold”. Com um stack maior, as possibilidades são muitas. No cash, você também não precisa se preocupar com bolhas, ITM, aumento de premiação. Assim, consegue aproveitar bem o pós-flop, fazer jogadas mais complexas e explorar melhor os adversários.

3) Menos variância

Uma das grandes desvantagens de jogar torneios é a variância. Ela é mais comum nos MTTs porque o field é grande e os prêmios ficam muito concentrados nos primeiros colocados. Você pode jogar bem, por muitas horas, chegar longe diversas vezes e ainda assim sair no prejuízo frequentemente. Esse é um dos aspectos mais complicados do poker e pode te prejudicar muito, tanto financeira quanto emocionalmente. 

No cash, a variância é muito menor. Você não tem a chance de fazer grandes big hits, mas também não enfrenta grandes downswings. Se estiver jogando bem, o retorno é mais constante. Por outro lado, para ser lucrativo no cash, você precisa manter um bom desempenho com frequência, já que não pode contar com um big hit para lucrar muito de repente.

Agora que você já pode decidir se joga torneios ou cash, veja aqui 5 dicas para montar o um setup de poker!