Porque Poker: Motivos para aprender a jogar
Dicas de pokerEstratégia

Porque Poker: Motivos para aprender a jogar

Home / Blog & News / Porque Poker: Motivos para aprender a jogar
April 26, 2021 1:21 pm | por DM Créditos

Você sabe porque o poker é tão benéfico para as pessoas? Nesse artigo te conto os motivos para se aprender esse esporte que é tão famoso no mundo inteiro!

Embora o poker já exista há muitos e muitos anos, é de uns anos para cá que ele tem se popularizado, principalmente no Brasil. Podemos citar o avanço tecnológico e o fácil acesso a internet um desses fatores de difusão do esporte, uma vez que hoje, é muito mais simples participar dos jogos online, seja contra brasileiros ou contra qualquer outra nacionalidade.

Além disso, temos outros dois fatores que impactaram muito a disseminação desse esporte:

  1. Jogadores de futebol tem se mostrado adeptos e pertencentes a esse esporte, o que traz ainda mais visibilidade e força para o jogo;
  2. A pandemia trouxe à tona a necessidade de distanciamento social e o isolamento, o que fez com que mais e mais pessoas aderissem à prática online, inicialmente por diversão e para passar o tempo, mas que hoje já o consideram como parte da rotina diária.

Mas, você conhece a história do poker? Sabe quais são os benefícios por trás desse esporte e o motivo pelo qual você deveria praticar? Leia esse artigo, nele vamos esclarecer todas essas dúvidas!

HISTÓRIA DO POKER

O surgimento do poker não é consenso entre os historiadores. Há quem diga que o jogo teve a sua origem em 1934 na região do Mississippi, devido a um texto noticiado neste ano, de autoria de Jonathan H. Green, detalhando as regras do “jogo da trapaça”, que logo depois foi batizado por Green como poker. Entretanto, não são claras as razões pelas quais ele utilizou essa palavra.

Entretanto, uma outra teoria sugere que o nome é originário da França, a partir da palavra francesa “poque”, que era o nome de um jogo francês e que a partir daí ele foi difundido mundo afora. 

A única certeza que realmente temos, é que no decorrer dos anos o jogo passou por grandes mudanças e evoluções, como por exemplo o fato de inicialmente ser jogado com apenas 32 cartas e atualmente serem utilizadas as 52 cartas do baralho. 

Além disso, vale ressaltar, que nem sempre esse jogo, que é popularmente famoso no mundo inteiro, foi bem aceito. No início do século XX, foi declarado como ilegal no estado de Nevada, onde está localizado Las Vegas, nos Estados Unidos. 

O poker é muito mais um jogo de habilidade do que de azar

Porém, como o poker é considerado atualmente como um esporte da mente, mesmo nos anos anteriores, entendeu-se que o poker era muito mais um jogo de habilidade do que de azar, e então as autoridades da Califórnia determinaram que as leis contra esses jogos de azar não poderiam ser aplicadas a ele, exceto na modalidade “Stud Poker”, no qual o resultado dependeria exclusivamente da sorte.

Através dessa decisão, o poker tomou uma proporção ainda maior no mundo inteiro, tornando-se um dos jogos de cartas mais conhecidos do planeta! Com todo esse reflexo de sucesso, o estado de Nevada retirou a sua proibição, legalizando os seus cassinos aos jogos em 1931.

Atualmente, o poker possui diversas modalidades, porém, no Brasil as que mais são jogadas são:

  • Texas Hold’em
  • Omaha
  • Seven Card Stud

Aqui no nosso blog, temos um artigo que fala exclusivamente sobre todas as modalidades do poker, não deixem de conferir: “TIPOS DE POKER: O POKER ALÉM DO TEXAS HOLD’EM”

BENEFÍCIOS DO POKER

Me arrisco a dizer que nesse momento você deve estar pensando: “Mas afinal, por que jogar poker pode ser tão benéfico para os praticantes?”

Deixo abaixo 07 motivos para isso e porque, inclusive, recomendamos que se você não é adepto (AINDA) desse esporte, que você seja o quanto antes: 

#1 – O POKER TE DEIXARÁ MAIS PACIENTE

É isso mesmo, você não leu errado, o poker vai te tornar uma pessoa mais paciente! Tudo começa quando você recebe apenas duas cartas iniciais que são com elas que você vai jogar. 

Porém, na maior parte do tempo, a menos que você seja absurdamente sortudo, você receberá cartas que não são tão boas para o seu jogo ou que não casam com absolutamente nada do que você precisa para formar uma mão forte. É exatamente aí que começa o “jogo da paciência”.

Você precisará colocar em prática toda a sua paciência e disciplina para passar a vez e esperar por rodadas mais jogáveis para poder então se aventurar!

É claro que o poker vai muito além de mãos boas e mãos ruins, é necessário saber jogar com estratégias para driblar cartas não tão boas para não precisar correr de todas as rodadas, mas mesmo assim o exercício da paciência se faz presente, uma vez que se ela você não será capaz de aplicar todo esse conhecimento. 

Vale ressaltar, que a impaciência no poker pode te custar muito caro, uma vez que jogar mãos indiscriminadamente que poderiam ter sido evitadas por falta de paciência, poderá te custar muitas fichas e isso poderá acabar com a sua noite de diversões mais cedo do que você gostaria.

Por esses motivos, o poker é um excelente exercício de paciência, que pode inclusive, te ajudar em outras áreas da sua vida.

#2 – ESTIMULA A INTUIÇÃO E OBSERVAÇÃO

Por ser um jogo com informações limitadas, é fundamental que você esteja atento em tudo o que acontece na mesa, desde cartas comunitárias a atitudes e ações dos seus oponentes. Quanto mais informações você coletar, mais isso te ajudará no momento de jogar.

Mesmo quando você não estiver jogando, seja porque desistiu da mão ou porque não tem um assento disponível na mesa, é muito importante que você observe como os seus oponentes estão jogando, se estão jogando poucas ou muitas mãos, se apostam alto ou baixo, se são muito ou pouco expressivos – principalmente em jogadas importantes – dentre outros.

Todas essas observações te ajudarão a traçar a traçar a melhor estratégia para jogar contra esses oponentes.

Quando você pratica o poder da observação, você descobre padrões em diversas situações a sua volta, seja ela dentro ou fora do jogo, e por isso o poker vai te ajudar a melhorar a sua intuição, pois mesmo com as informações limitadas você vai ter a percepção de coisas que antes você não enxergava e isso, sem sombra de dúvidas, te ajudará – com base no seu feeling – na tomada de decisão.

#3 – TE AJUDA A LIDAR COM PESSOAS FAKES

Mesmo que você ainda não seja jogador de poker, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a expressão “Poker Face”. Essa expressão é utilizada para descrever aquelas pessoas que não expressam absolutamente nada em seu rosto, nenhuma feição ou emoção enquanto estão jogando uma partida de poker.

No mundo do poker é comum você esbarrar com esses tipos de jogadores, e, mais do que isso, você também encontrará aqueles que vão fingir sentir algo apenas para te induzir ao erro, isso faz parte da estratégia de jogo deles, então é necessário que você tenha as suas para reconhecer isso.

Esses jogadores quando tiverem jogos fortes ou fracos, vão de alguma forma te fazer acreditar que não o têm ou vão querer te intimidar para “provar” isso. Esse tipo de estratégia é uma das essências do poker.

Vale ressaltar, que no seu dia a dia você estará rodeado de pessoas assim, que querem te persuadir a fazer algo o tempo todo ou a acreditar em algo. Seja um vendedor tentando te convencer a comprar aquele celular que você não precisa ou o seu filho se “comportando” demais para poder finalmente jogar videogame.

Depois de entrar no mundo do poker, você nunca mais verá as pessoas da mesma forma, você sempre estará mais atento aos sinais pois aprenderá a ler as pessoas e isso te ajudará a lidar com elas. Vale ressaltar, que fazer a leitura de uma mesa de poker com precisão, é uma das características mais difíceis de conquistas e também a mais valorizada.

#4 – TE ENSINA A CUIDAR MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por melhor jogador de poker que você seja, ou até mesmo um dos melhores do mundo, você perderá partidas de vez em quando, isso devido ao fator de variância envolvido no poker.

Por melhor mão que você tenha e por pior mão que o seu oponente tenha, existe ali um percentual ou uma probabilidade, por mais pequena que seja, do seu oponente ganhar de você. Vai que isso acontece justo na rodada que você decidir ir all in?

Eu te digo o que vai acontecer: você irá quebrar, se frustrar e achar que o poker é um jogo de puro azar e nunca mais vai aparecer nas mesas novamente. É exatamente por isso, que jogadores sérios e inclusive os profissionais, cuidam tão bem do seu bankroll.

Ao jogar poker você deverá aprender, por bem ou por mal, o quão necessário e importante é cuidar do seu saldo, isso vai fazer com que você se torne uma pessoa mais disciplina com relação ao seu dinheiro e pode ser o ponta pé inicial para que você aprenda a investir melhor o seu dinheiro, seja o dinheiro do jogo ou o seu dinheiro pessoal. 

Como já dissemos em outros textos, o pior erro que um jogador pode cometer é misturar essas granas, não faça isso! Além disso, é importante saber que o mundo do poker e dos investimentos tem muito mais a ver do que você possa imaginar.

#5 – TE AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS

Se você é daquelas pessoas que odeiam matemática, esse é o momento de mudar isso! Não temos como negar que a habilidade com os números e com a probabilidade é uma das, senão a melhor, característica de um jogador de poker e é indispensável para diversas áreas da sua vida. Então, fica a dica!

Em síntese, se você ainda não começou a jogar poker, quando começar vai aprender alguns conceitos matemáticos muito úteis que te ajudarão dentro e fora das mesas. Isso acontece, porque no poker estamos o tempo inteiro calculando as chances de vencermos ou perdemos em determinadas situações e para isso precisamos da matemática do poker.

Entretanto, vale ressaltar, que você não precisa ser nenhum prodígio ou gênio da matemática para de dar bem no poker e aprender a jogar, pelo contrário, a matemática do poker é mais simples do que parece, basta se dedicar.

#6 – TE ENSINA A PENSAR A LONGO PRAZO

A cada dia que passa, nos tornamos pessoas mais imediatistas, que querem tudo para ontem. A tecnologia nos deixou “mal acostumados”, pois é muito simples ter tudo na palma da mão a um clique de distância. 

Porém, no poker não funciona dessa forma. Você não conseguirá vencer a partida em apenas uma mão, você precisará, necessariamente, passar por todas as etapas do jogo antes mesmo de derrotar o seu último oponente para se tornar de fato o campeão.

Além disso, o poker tem ainda o fator que te obrigará a pensar neste jogo como uma vitória a longo prazo, isso porque além do poker ser um jogo de habilidade, comprovadamente falando, ainda assim ele tem o fator de randômico envolvido, no qual as cartas são viradas na mesa a cada rodada. 

Isso significa, que mesmo que você esteja em uma situação muito confortável e com grandes chances de vencer, depois que as cartas são viradas e reveladas, isso pode mudar completamente. E é exatamente por isso, que os jogadores profissionais sabem bem que tudo o que de fato importa é o resultado do longo prazo.

Em síntese, esses jogadores não se frustram ou ficam desestimulados quando perdem uma partida quando o seu oponente tinha apenas 20% de chances de vencer, por exemplo. Eles sabem que se continuarem tomando as decisões certas nos outros 80% eles vão ganhar.

Você precisa absorver esse fato, pois é uma realidade do jogo. Assim, você automaticamente, se tornará uma pessoa que valoriza mais os seus planos a longo prazo.

#7 – TE ENSINA A LIDAR COM AS PERDAS

Por mais que você diga que sabe perder e que o importante é competir, essa não é uma realidade tão bem aceita quando envolve dinheiro. No geral, o ser humano não é muito bom em lidar com situações de perdas e quando isso acontece, muitas vezes saem do controle.

Quando você iniciar no mundo do poker, irá descobrir que não é raro que esses tipos de situações aconteçam, não é raro que você perca mais do que ganhe em alguns dias. Entretanto, muita das vezes, os dias ganhos vão compensar todos aqueles outros de prejuízo.

Em resumo, o que queremos dizer, é que você começará a entender que é assim que a dinâmica do jogo funciona e passará a lidar melhor com os dias de prejuízo com uma postura diferente, uma vez que você já terá aprendido que eles fazem parte do todo e que isso será recompensado se jogado com foco e dedicação. O que não vale é desistir, a persistência é a chave do sucesso.

Ter esse pensamento e comportamento, te ajudará inclusive na sua vida pessoal, você se tornará uma pessoa mais apta a lidar com situações difíceis, como por exemplo aquele NÃO em um trabalho tão desejado, pois estará calejado com tudo o que aprendeu e vivenciou no mundo do poker.

POR QUE JOGAR EM CASSINOS

Antes de mais nada, não sei se vocês sabem, mas além dos grandes cassinos de Las Vegas que vemos em filmes, há também cassinos online! Então, não se preocupe, você não precisa viajar o mundo para conseguir participar dos jogos, a menos que seja algo especificamente presencial. No geral, você conseguirá se divertir bastante no meio online.

Mas, por que recomendamos jogos em cassinos? Deixo abaixo algumas vantagens que vemos no meio online mas que também podem ser aplicadas ao meio físico.

Vantagens de jogar em cassinos:

Jogos 24 horas:

Provavelmente uma das maiores vantagens dos jogos onlines é essa, você pode jogar em qualquer horário que sempre terá mesa disponível. Seja durante uma folga no trabalho, no seu horário de almoço, antes de dormir, enfim, qualquer hora é hora! A acessibilidade nesse quesito é o ponto forte.

Tecnologia Mobile:

Hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não tenha acesso a internet e a tecnologia. Os smartphones já são itens essenciais ao estudo, por exemplo, além de ser algo amplamente utilizado para as redes sociais no nosso momento de lazer.

A tecnologia chegou aos jogos de cassino e quase não se fabrica jogos que não possam ser utilizados nessa plataforma. Além disso, as empresas cada dia mais tem se esforçado para oferecer ao público acesso a sistemas operacionais melhores.

Bonificações:

Normalmente, os jogadores de cassinos online têm direito a diversos bônus que vão variar de acordo com a casa. Esse com certeza é um excelente benefício, pois assim, você poderá jogar por muito mais tempo e as recompensas são mais gratificantes.

Atendimento:

Possui um ótimo serviço de atendimento e os agentes estão sempre disponíveis durante todos os dias da semana. Esse acesso normalmente é feito via chat online, telefone e emails.

Segurança:

Nossa preocupação em colocar dados pessoais na rede é real e não podemos descartar essa desconfiança. Porém, nos cassinos online, você pode ficar despreocupado, uma vez que a tecnologia empregada é de última geração e se assemelham a de grandes bancos. Todos os seus dados serão criptografados e ninguém terá acesso a eles.

Depósitos e Retiradas:

Algo que os cassinos online sempre buscam, é facilitar a vida dos jogadores em suas transações financeiras. Isso faz com que o relacionamento do cliente com o site otimize os serviços e gerem boas parcerias.

Cassinos que burocratizam ou dificultam demais esse procedimento, normalmente não são confiáveis, dessa forma, busque ter todas as informações acerca desse tópico antes de se associar a algum deles.

Regulamentação:

Ponto de suma importância antes de você iniciar os seus jogos. Os cassinos, DEVEM ser regulamentados por órgãos conhecidos e respeitados para garantir a integridade dos jogos. Isso faz com que a segurança mencionada no item acima seja garantida e essa confiança traga cada vez mais adeptos ao cassino.

O POKER É UM JOGO DE AZAR?

Durante muito tempo o poker foi considerado no Brasil um jogo de azar devido a um decreto que diz:

“Art. 50. Estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele:

(…)3º Consideram-se, jogos de azar:

  1. o jogo em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte;
  2. as apostas sobre corrida de cavalos fora de hipódromo ou de local onde sejam autorizadas;
  3. as apostas sobre qualquer outra competição esportiva.”

Entretanto, vale ressaltar, que mais de 80% do seu raciocínio está baseado em conhecimentos e habilidades mentais pré conquistadas de cada um, na inteligência, na capacidade de prever resultados através da matemática, através de blefes e estratégias de jogo. Aí sim, depois disso tudo, o resto vem da sorte. 

Então, por esses motivos, o jogo foi posteriormente considerado um esporte da mente, assim como o jogo de xadrez. Além disso, tem-se a esperança de que um dia se torne um jogo olímpico.

O poker ativa a mente assim como diversos outros jogos de cartas que também são inspiradores por trabalhar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a probabilidade, e o foco.

E então, consegui te convencer de que jogar poker será muito útil na sua vida pessoal e profissional? Espero que sim! Aqui no blog da DM Créditos, temos vários artigos que podem te ajudar a evoluir nos seus estudos, não deixe de conferir.

Além disso, temos a melhor e mais confiável cotação de compra e venda de fichas do mercado, nos chame no chat ou nos whatsapp para negociar.

Um abraço e bons jogos! Te vejo nas mesas!

Facebook | DM Créditos

Whatsapp: (31) 9 8472-3490